Esgoto estourado atrapalha comércio e causa transtornos a moradores em Boa Vista

Os moradores do bairro Tancredo Neves, zona Oeste de Boa Vista, estão insatisfeitos com o esgoto estourado na rua Moacir da Silva Mota. O vazamento leva água suja para a porta das residências e comércios, sendo um problema de saúde pública, conforme a denúncia nesta terça-feira (8).

A reportagem esteve no local e constatou que a situação piora com o forte odor que sai do esgoto. O problema também compromete o comércio da região, uma vez que fica nas proximidades da Praça Mané Garrincha, onde estão localizados diversos restaurantes, lanchonetes e outros empreendimentos.

A moradora Lineide Ramos Medeiros, 80 anos, afirmou à reportagem que teve problemas de saúde após o esgoto estourar nessa segunda-feira (7), pois devido ao mau cheiro, precisou ficar com as portas e janelas fechadas. Ela destacou que teve que ficar dentro de casa para não inalar o odor insuportável.

“Não saí do quarto para nada, pois minha pressão diminuiu e temi ficar pior. Entramos em contato com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima [Caer], mas não tivemos retorno. Nada foi feito e sempre que chove ficamos com receio dessa água suja entrar na nossa casa”, relatou.

Além disso, a moradora é cadeirante e precisa ter acesso à rua, que fica intransitável para os pedestres, diante do acúmulo de água. De acordo com Lineide, este descaso ocorre desde 1993. São mais de 20 anos com o mesmo problema.

“Ninguém resolveu nesse tempo em que moro aqui. No inverno piora e todos aqui em casa ficam preocupados e confinados”, criticou.

Moradores afirmam que o problema é recorrente na rua (Foto: Yara Walker)

São três esgotos estourados na mesma rua. O morador Natan Cardoso, 40 anos, proprietário de um dos restaurantes do local, precisou fechar o estabelecimento na noite passada devido ao odor incômodo que vinha da rua.

“Esse vazamento começou após a chuva. Ficamos aqui por 40 minutos, mas não há condições de trabalhar ou mesmo se alimentar desta forma. Este é um problema que já ocorre há quase 30 anos”, destacou.

CAER

Em nota, a Caer informou que uma equipe técnica está na rua Moacir da Silva Mota, no bairro Tancredo Neves, fazendo os reparos necessários na rede de esgoto.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação