Olivan Júnior, que já acumulou a Secretaria de Saúde (algo inédito), está deixando a Segurança Pública em meio a uma boataria de que a Secretaria será loteada para acomodar um substituto indicado por Shéridan Oliveira (PSDB), candidata a prefeita de Boa Vista.

O escolhido seria o coronel da reserva Edison Prola, que estava morando no Rio Grande do Sul, mas foi recrutado para se enfileirar na tropa da deputada Shéridan Oliveira.

Prola liderou por anos a “tropa de choque” do brigadeiro Ottomar Pinto, posteriormente nos governos de Zé Anchieta, ex-marido de Shéridan, e Chico Rodrigues e agora surge como uma “opção” para a Secretaria de Segurança em meio ao processo sucessório eleitoral municipal.

O coronal da reserva foi também comandante geral da Polícia Militar na gestão de Suely Campos, nomeação que à época causou rebuliço na estrutura da briosa pelos registros de antagonismo que existia pelo fato de Prola ter servido como o “braço direito” de Anchieta Júnior, desafeto da família Campos.

Mas por que Prola e não um delegado de carreira ou um oficial mais jovem da atual safra da PM? Exatamente porque o momento exige a presença de alguém que conhece como ninguém a prática de açoitar os adversários políticos em período eleitoral.

Nesse quesito, Prola é craque e parece que a escolha tem essa função. Principalmente para botar pressão no candidato apoiado pela prefeita Teresa Surita. Ele próprio [Prola] já foi conversar com o governador Antonio Denarium e se colocou à disposição para abraçar a “missão”.

Mas o retorno de Prola a ativa, mesmo não seja em um posto de comando na PM, ativou o ambiente aparentemente tranquilo e quito dentro das duas forças de segurança (Polícia Civil e Comando da PM).

Há rumores de que se for mesmo o escolhido, Prola sofrerá resistência nas duas corporações. E os primeiros sinais já apareceram nas redes sociais [ [que serve de termômetro para qualquer ressonância, uma espécie de praça pública virtual] onde a indicação de Prola não será harmoniosa.

No meio – sobretudo nas delegacias e nos quarteis – a pressão é grande contra a possível nomeação do oficial de alta patente, que se encontrava tranquilamente na reserva mas que foi “ressuscitado” a dar suporte na campanha de Shérida – ele próprio fez questão de postar em suas reses sociais o retorno do amigo a Boa Vista e ele já vestiu a camisa da campanha.

Informações: Blog do Perônico – Foto: Arquivo Pessoal