Promessas mirabolantes em tempos de eleição

Falar é fácil. O difícil é fazer. Isso ficou evidente para o roraimense que em 2018, caiu na lábia de políticos que se apresentavam como o novo, como os capazes de solucionar todos os problemas de Roraima. O governador Antonio Denarium (Sem Partido) em particular, trazia em sua fala uma convicção de que bastava ter alguém experiente em gestão para fazer o Estado funcionar como deveria.

Sua frase “Não é falta de dinheiro, mas sim de gestão“, fez muita gente acreditar que ele seria a solução para os desmantelos da gestão estadual. A realidade atual mostra que transformar discurso em ação é bem diferente. Olhando com atenção o programa eleitoral, é possível identificar algumas propostas que não tem nenhum tipo de cabimento.

Uma candidata por exemplo, está prometendo implantar programa que nem o Governo do Estado manteve. Ela definitivamente não conhece o orçamento ou a estrutura da gestão municipal. Essa era a mesma candidata que exibiu vários aliados, garantido ter apoio financeiro para a sua gestão e depois teve que apagar a foto de alguns deles, que viraram destaque nacional pelo envolvimento em escândalos de corrupção. Ao assistir ao seu programa, o eleitor deve se perguntar se ela é candidata à prefeitura ou ao governo do estado?

Outro candidato tem prometido uma atenção especial às mulheres. Mas mantém no palanque dois apoiadores que ficaram conhecidos por desrespeitar e agredir mulheres. É uma atitude incoerente. Esse mesmo candidato fala sobre criar UPAS na capital, mas não explica por que não usou o mandato como deputado federal para ajuda a melhorar a saúde estadual e o atendimento em unidades que já existem, como o próprio Hospital Geral e a Maternidade.

Para concluir, ele também adotou o discurso da primeira infância, uma estratégia para tentar ganhar votos em cima do trabalho da atual gestão. Em recente programa, garantiu que vai ampliar o programa Família que Acolhe. Só esqueceu de dizer que foi acionado pela Justiça, por deixar de pagar pensões. É essa a experiência que ele tem para cuidar da primeira infância?

Informações: Roraima em Tempo