Por unanimidade, Justiça Eleitoral mantém cassação do mandato de Yonny Pedroso

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) rejeitou, por unanimidade, o recurso apresentado pela deputada Yonny Pedroso (SD) e manteve a cassação do mandato. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (22).

A Corte, no entanto, não aplicou multa de R$ 2 mil, já que a maioria dos juízes não acompanhou o entendimento do relator Luiz Alberto de Morais Júnior de que os embargos eram protelatórios. No fim de setembro, o Roraima em Tempo já havia adiantado que a maioria dos magistrados havia rejeitado o recurso.

Em abril, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Yonny por abuso de poder econômico, compra de votos e desvio de finalidade nas eleições de 2018. Conforme a acusação, o desvio de recursos do transporte escolar para a campanha da deputada está no centro da discussão.

De acordo com as investigações da Polícia Federal (PF), cerca de R$ 50 milhões foram desviados da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Foi justamente durante a Operação Zaragata que Yonny foi presa. Ela só conseguiu tomar posse por força de liminar e teve que usar tornozeleira eletrônica por alguns meses.

Na Justiça Federal, onde corre um processo contra a parlamentar, testemunhas de acusação foram ouvidas no início deste mês. Depois desta etapa, o juiz Helder Girão Barreto abriu prazo para que as alegações finais da defesa e acusação sejam produzidas.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Arquivo Pessoal