CONTRABANDO: Operação da PF mira em lojas virtuais de produtos importados

Oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Roraima estão sendo cumpridos pela Polícia Federal, que deflagrou na manhã de hoje, 27, a operação Illusion, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que estaria envolvida em crimes de contrabando e descaminho em Roraima.

Policiais federais cumprem os mandados juntamente com a Receita Federal.

As investigações tiveram início após a Receita Federal noticiar à PF acerca de “lojas virtuais”, localizadas em Roraima, envolvidas no comércio de produtos importados. Apesar de anunciar tais produtos em redes sociais, as lojas não possuíam quaisquer registros de importação junto à Receita.

O inquérito policial aponta que dois casais seriam responsáveis por várias dessas “lojas” e venderiam não apenas produtos importados, mas também falsificados, inclusive os anunciando como verdadeiros.

Seriam comercializadas roupas, perfumes, relógios, produtos eletrônicos e até armas de airsoft, réplicas de armamentos sujeitas a controle do exército e comumente utilizada na prática de crimes.

Os suspeitos contariam com o apoio de um proprietário de loja física, quem disponibilizaria seu espaço para a exposição de venda de produtos em troca de comissão.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de Contrabando, Descaminho e Associação Criminosa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão e multa.

De acordo com a PF, àqueles que adquirem produtos que sabem ser de origem criminosa ou mesmo com indícios de serem (tais como desproporção entre o valor e o preço ou pela condição de quem oferece o produto) podem responder pelo crime de receptação.

Illusion – O nome da operação faz referência a ação dos envolvidos, que iludiriam tanto seus clientes quanto o pagamento dos tributos devidos.

Informações: Folha de Boa Vista – Foto: Divulgação