Teresa vai entregar prefeitura com contas públicas equilibradas, aponta consultoria

Boa Vista está em terceiro lugar no Brasil com o maior equilíbrio fiscal, aponta estudo realizado pela consultoria Tendências e divulgado esta semana pela Rede Amazônica. A capital, administrada pela prefeita Teresa Surita, recebeu nota 8.3, sendo classificada na categoria “muito bom”.

O estudo avaliou seis indicadores: investimentos, despesa com pessoal e encargos sociais, endividamento, poupança corrente, liquidez e resultado primário. Numa escala de 0 a 10, as notas acima de 8 classificam o município com capacidade fiscal muito boa. A análise foi feita no período de 2017 a 2019.

De acordo com a prefeita Teresa Surita, a classificação é resultado do controle rigoroso e da responsabilidade com a aplicação dos recursos públicos. “Trabalhamos muito nos últimos oito anos fazendo o que era possível para reconstruir Boa Vista, sempre com muito respeito aos recursos públicos. Pagamos em dia os servidores, fornecedores, aplicamos corretamente os investimentos em obras e melhoramos muito a qualidade de vida da nossa cidade”, disse.

Ainda de acordo com a prefeita, todas as obras do município iniciaram e terminaram, trazendo benefícios à população. “Todas as nossas obras são fiscalizadas pelas instituições responsáveis, acompanhamos de perto todo o recurso aplicado e, com isso, garantimos esse equilíbrio fiscal para que a cidade continue avançando. Vamos entregar a prefeitura com dinheiro em caixa, obras em andamento, pagamentos em dia e um importante planejamento para os próximos anos”, garantiu.  

Ainda de acordo com a pesquisa, entre as capitais que tiveram capacidade de investimento acima de 10% estão apenas Boa Vista (23,53%) e Manaus (13,47%). Na relação das oito prefeituras que estão com suas contas públicas ajustadas, além de Boa Vista, também são destacadas as capitais Rio Branco, Palmas, Manaus, Curitiba, Porto Velho, Vitória e Aracajú.  

Boa Vista ficou em primeiro lugar, como a capital que mais fez investimentos em todas as áreas. Dentre elas, destaca-se a pavimentação de mais de 550 ruas e avenidas, mais de 160 km de drenagem, 370 km de calçadas.

A Prefeitura de Boa Vista também entregou 40 novas unidades de ensino, reformou e construiu outros 27 postos de saúde em toda a cidade, reformou e entregou 25 praças, promoveu a regularização de mais de 3.700 imóveis, entregando títulos definitivos, aplicou recursos para a primeira infância, criou a Selvinha Amazônica, investiu em energia solar, etc.

Veja matéria da TV Roraima.