Boa Vista é referência nacional em produção de energia solar

A produção de energia solar em Boa Vista deu um salto significativo nos últimos três anos, graças aos investimentos públicos feitos pela prefeitura nesta área, que colocaram a capital em destaque no cenário nacional. O município saiu de uma usina em 2017 para sete em 2020. Juntas, as unidades geram 6,7 megawatts de energia.

As sete usinas fotovoltaicas abastecem a Comunidade Indígena Darora, Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves, o Mercado Municipal São Francisco, o Palácio 9 de Julho (sede da Prefeitura de Boa Vista), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, 70 abrigos de ônibus climatizados, o Teatro Municipal e centenas de unidades consumidoras do município.

Com esse parque de geração de energia solar, Boa Vista vai evitar o lançamento de 7,5 milhões de kg de CO2 na atmosfera. Para retirar essa quantidade de gás carbônico do meio ambiente seriam necessárias 245 mil árvores.

A sétima e maior usina de energia solar de Boa Vista está localizada na BR-174, KM 516, área rural do município. São 15 mil placas solares com potência de 5 megawatts que abastecem 75% dos órgãos públicos municipais.

Das 600 unidades consumidoras de toda a prefeitura, 455 recebem a compensação através da usina recém-inaugurada. Isso representa mais de R$ 5 milhões por ano de economia. Os equipamentos têm garantia de 25 anos, os investimentos são pagos em cinco anos.

Os investimentos renderam à capital reconhecimento internacional na produção de energia limpa e renovável. A C40 Knowledge, maior rede de cidades do mundo comprometidas com as mudanças climáticas, destacou Boa Vista como líder nacional de geração de energia limpa do Brasil.

“É um investimento no potencial natural da nossa capital, que tem vocação pra produzir energia solar, como sabemos bem. Durante minha gestão investimos na sustentabilidade e hoje somos a capital da Amazônia e do Brasil que mais produz energia solar”, ressaltou a prefeita Teresa Surita.

Usinas de energia solar de Boa Vista

  • Terminal Luiz Canuto Chaves
  • Mercado Municipal São Francisco
  • Palácio 9 de Julho – sede da Prefeitura de Boa Vista
  • Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (Spma) – abastece também os abrigos de ônibus climatizados
  • Comunidade Indígena Darora
  • Teatro Municipal
  • Usina de Energia Solar de Boa Vista
Teatro Municipal Usina de Energia 1