Opinião: Não tem vacina, mas pacientes enfrentam caos no HGR

Foto: SecomRR

29 de maio de 2019. Os veículos de comunicação locais deram espaço para a indignação para a dona de casa, Valdilene Sales do Nascimento. Ela viu a própria mãe definhar dentro do Hospital Geral de Roraima onde ficou internada por um mês após sofrer uma parada cardíaca. Dentro do HGR, a mãe de Valdilene piorou, adquiriu uma pneumonia e não resistiu infelizmente. Mas, o caso de Valdilene parecia ser apenas mais um em que uma pessoa de certa idade não consegue recuperar a saúde do organismo. A grande diferença neste caso é que Valdilene também denunciou que sua mãe estava sendo comida viva por larvas, chamadas popularmente, de tapurus. Indignada com a situação, Valdilene publicou uma foto repugnante nos grupos de whats. Claro que a Secretaria Estadual de Saúde negou tudo. Mas, a família sabe de verdade o que aconteceu e a justiça de Deus não há de falhar com quem foi responsável por tamanha falta de cuidado e respeito à uma idosa.

MATADOURO

No começo do mês, o governador Antonio Denarium (Sem Partido) se viu no meio de uma nova polêmica. Apesar de ter dito em campanha eleitoral que não iria acabar com o Mafir, decidiu leiloar o local. Denarium chegou a demitir os trabalhadores do local e a Justiça determinou que todos fossem readmitidos e reaproveitados em outros órgãos estaduais. Denarium é sócio majoritário do Frigo10, que se tornou um dos principais abatedouros de animais do Estado. Ao fechar o Mafir, ele praticamente monopolizou o mercado de abate de animais.  Na verdade, a única concorrência ao seu Frigo10 acabou sendo, tristemente, o HGR. As famílias que precisam internar seus entes queridos, temem sempre que um deles dependa do Hospital. Apesar dos milhões que lotam a conta do Governo do Estado, a qualidade do atendimento segue aquém do que a população precisa e merece. Não há garantia de ter médico, de ter leito, de ter condições adequadas para o atendimento e menos ainda de remédios. A saúde estadual é tão ruim que o HGR ganhou o apelido popular de Matadouro. Por isso, é o único apontado como concorrente do Frigo10. E o detalhe é que os dois são administrados por Denarium, que pelo visto, entende bastante de abate e morte.

NOJO

Nesta quarta-feira (10), mais um fato absurdo veio à tona. A ex-prefeita Teresa Surita (MDB) usou seu twitter para compartilhar mensagens que recebeu em suas redes sociais denunciando o péssimo atendimento no HGR. Em uma das denúncias, a familiar vivencia uma situação semelhante à que Coluna relembrou hoje. Neste caso, a paciente estava com tapurus na sonda. A presença dos vermes além de inadmissível, impensável, absurda é a prova de que falta o mínimo: higiene. Como que em um hospital, os pacientes estão sendo comidos vivos? E não é a presença do tapuru que mais causa indignação à população, mas sim o fato de o Governo vir publicamente dizer que o fato é uma fake news e que a foto era uma montagem. É muita falta de respeito aos familiares dos pacientes e à população. Quase que diariamente surgem denúncias sobre os problemas dentro da Unidade e o Governo nega tudo, como se os familiares estivessem mentindo sobre os fatos. Paciente com tapuru, infelizmente, não é novidade dentro do HGR. E antes de ofender os familiares dos pacientes, o Governo deveria ter no mínimo, a decência de assumir que a saúde está CADA DIA PIOR.

FAZENDO CONTAS

Quando Denarium foi candidato ao governo, surgiram várias denúncias sobre o seu passado. Alguns acusam o atual governador de ser um agiota, acostumado em tomar bens de outras pessoas. A sua adversária Suely Campos usou o adjetivo contra Denarium em um dos debates eleitorais. Dizem ainda que Denarium é acostumado a lidar com dinheiro, tanto que mudou o sobrenome para usar essa palavra que remete à riqueza. Como agiota, diziam ainda que ele sabe multiplicar dinheiro, que teria uma certa facilidade com números. Não é o que está se vendo desde o começo da pandemia. Por várias vezes, o Governo foi acusado de omitir dados e até usar números para confundir a opinião pública. O número de mortes em investigação é apenas um exemplo disso. São quase ou mais de 100 mortes que se acumulam no campo da dúvida. Recentemente, a Secretaria Estadual de Saúde teve a brilhante ideia de divulgar o número de pacientes recuperados. Passou a abrir o Boletim Diário comemorando o número de altas.  Mas, para um bom observador, os dados divulgados pela Sesau são ilógicos.

ALTAS x MORTES

No Boletim divulgado na noite desta quarta-feira (10), por exemplo, o número de altas indicadas era de 1.754. A Coluna reproduz a frase destacada pelo Governo do Estado para não ser acusada de Fake News: “Sobe para 1.754 o número de altas hospitalares em Roraima!”. É assim que a Sesau abriu seu Boletim. Mas, em contrapartida, o número de mortes era de 1.216, com 88 em investigação. Considerando apenas o número de altas e mortes confirmadas, numa conta simples de subtração, a diferença entre quem morreu e quem sobreviveu ao coronavírus em Roraima é de apenas 538 pessoas. Ou seja, isso mostra que o número de mortalidade daqueles que estão internados no HGR é muito alto! A diferença entre quem vive e quem morre é muito pouca. E veja, caro leitor, a Coluna tem certeza que logo, a Sesau também vai inventar uma justificativa para esses dados que só deixam a população ainda mais assustada com a incompetência da atual gestão.

CADÊ AS VACINAS?

Numa conta muito simples também, o ex-senador Romero Jucá (MDB) usou suas redes sociais para cobrar agilidade na vacinação da população. Provando por A mais B, que os dados informados pelo Governo do Estado são muito confusos, Jucá criticou a postura de Denarium no enfrentamento à pandemia e nos cuidados que a população merece. Segundo o ex-senador, Denarium teria articulado até com os vereadores da sua base aliada para que não aprovassem o projeto de lei elaborado pelo prefeito Arthur Henrique (MDB) para garantir a compra direta de vacinas. O projeto foi aprovado e agora, a Prefeitura de Boa Vista está apta a comprar vacinas quando isso for permitido. Arthur e Jucá sabem que a população tem urgência na vacinação. A vacina é esperança, mas no ritmo “barrichello” da gestão de Denarium, mais pessoas vão morrer antes de terem a chance de ser vacinadas e se tornarem mais resistentes ao vírus.

NÃO CURTIU

Depois que Jucá publicou seu vídeo, Denarium se manifestou agressivamente. Parece que o governador, que tem fama de agiota, só gosta de cobrar e não ser cobrado. Chegou a dizer que as informações divulgadas estavam erradas. Mas, o errado foi ele. Ao tentar atingir Jucá, deu mais espaço para que o ex-senador pudesse explicar melhor a sua cobrança. No Twitter, o economista fez as contas. Mostrou que, conforme os dados oficiais do Governo, Roraima recebeu até o momento 110 mil vacinas. Essas vacinas pedem duas doses. Desta forma, o Estado já aplicou 24.601 primeiras doses e 11.477 segundas doses. Somando, isso totaliza 36.078 doses aplicadas. Para as 110 mil, ainda faltam 73.922 vacinas que nem Denarium e o secretário indicado pelo Jalser Renier (SD), Marcelo Lopes sabem explicar direito onde estão ou por que ainda não foram repassadas aos municípios? O que deixa a entender é que o Governo do Estado está fazendo estoque de doses da vacina, enquanto os idosos com idade entre 70 e 74 anos esperam para serem vacinados.

ATRASO

Desde 1o. de maio, a Prefeitura de Boa Vista está vacinando os idosos com idade entre 75 e 79 anos. Mas, a ideia inicial era atender mais gente, contemplando todos os idosos com idade entre 70 e 79 anos. Não foi possível por um simples detalhe: as doses repassadas pelo Governo do Estado não foram suficientes para atender a toda essa faixa etária. Mas, se tem vacina em estoque, por que não garantir logo a imunização de uma parcela maior da população? A atitude do governador Denarium só comprova que ele não tem responsabilidade com a vida. Aliás, os discursos do governador e do seu secretário Marcelo estão bem contraditórios. Alias, Marcelo nem sabia explicar de onde tirou 1.300 doses de vacina a mais que mandou para Boa Vista, depois de ter recebido 1.500 do Ministério da Saúde. A desorganização é total.

ESTÃO MENTINDO?

Denarium dizia que tinha dinheiro para comprar 500 mil doses da vacina, porém, no começo do mês deu uma entrevista do Valor Econômico afirmando que o melhor era esperar a decisão da União, ou seja, desistiu de se unir aos demais governadores que estão lutando para agilizar a compra de vacinas. No caso de Marcelo, a contradição é mais grave. O secretário do Jalser participou de uma reunião virtual com todos os secretários estaduais de saúde e em sua fala defendeu o lockdown total do país. Disse ainda que o Brasil não tinha liderança e que seriam os secretários os responsáveis por direcionar o país a fazer o que é era certo: fechar tudo. Porém, uma semana depois, em um programa de rádio local, Marcelo criticou as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura, afirmando que não era necessário fechar o comércio. É até engraçado ouvir isso da boca de Marcelo, o mesmo que defendeu e assinou um documento recomendando o lockdown nacional.

SILÊNCIO

Nessa confusão toda de informações e contradições, de denúncias e desespero, o que chama muita atenção é o silêncio dos três senadores de Roraima. Chico Rodrigues (DEM), Mecias de Jesus (Republicanos) e Telmário Mota (PROS) não abrem a boca para defender a população. Pelo contrário, estão abrindo a boca para defender Denarium quando decidem fazer isso. Chico não tem moral para falar nada, pois é acusado de ter desviado dinheiro da pandemia. Ou seja, segundo a Polícia Federal ele pegou o dinheiro que deveria salvar vidas e enfiou na própria cueca. Telmário não teria feito tão diferente. A Polícia Federal suspeita que ele tenha interferido na compra dos respiradores milionários, tanto que ele pediu uma salva de palmas para o secretário que é apontado como o mentor da compra criminosa. Outra denúncia apresentada pela Polícia Federal aponta também que Telmário teria tentado interferir na compra de centrais de ar para a Maternidade de Rorainópolis. Ele nega, obviamente. Já Mecias de Jesus só pode apoiar Denarium. Esse é o preço para ter o comando e muitos cargos na CAER, na Sefaz, na Codesaima e até na Assembleia, onde ele acomoda filhos, genros, outros parentes e apoiadores. Roraima não tem senador e a população segue indefesa nas mãos de Marcelo, Jalser e Denarium.

FLEXIBILIZOU

Concluído o prazo do decreto de normas mais rígidas, o prefeito Arthur Henrique anunciou nesta quarta (10), as medidas que permanecem em vigor para tentar conter a proliferação do coronavírus. Considerando que houve redução de casos, após as medidas de lockdown e do índice de ocupação das UTI do HGR que chegou a baixar para menos de 80%, Arthur flexibilizou algumas regras. A partir de agora,  supermercados, restaurantes, academias, clínicas estéticas, salões de beleza, missas e todos os demais estabelecimentos poderão funcionar das 7h às 21h, respeitando a lotação máxima de 50% e as demais regras de prevenção do coronavírus. Após esse horário, fica permitido o delivery e drive-thru para as atividades essenciais. Arthur lembrou que as medidas podem ser revistas conforme os índices da doença e por isso, a colaboração de cada pessoa é fundamental para que não seja necessário endurecer novamente as medidas restritivas.

Informações: Roraima em Tempo