Mais de 2.500 pacientes esperam para fazer cirurgias eletivas no HGR

Das 11 mortes, uma delas ocorreu em julho de 2020; outra em janeiro de 2021 e as demais em março deste ano

Desde o ano de 2017, que as cirurgias eletivas foram suspensas na rede estadual de saúde e, desde o início, essa situação teria ocorrido por falta de materiais que comprometeram a realização desses procedimentos no maior hospital do Estado. À época, tal problema foi descrito em um ofício encaminhado pela direção do HGR à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). 

Por meio de nota, a Sesau informou que desde o início da pandemia causada pela Covid-19, as cirurgias eletivas estão suspensas temporariamente na rede pública de saúde de Roraima. Atualmente, cerca de 2.800 pessoas aguardam na fila para a realização desses procedimentos, por meio do Estado.

Entre as especialidades mais procuradas para a realização de cirurgias, estão as oncológicas e ortopédicas. Ainda em nota, a Sesau reforçou que a retomada de forma definitiva das cirurgias eletivas está sendo planejada, mas a previsão para o retorno desses procedimentos é após o fim da pandemia.

“Roraima assim como outros estados brasileiros enfrenta dificuldades para manter estes procedimentos”, diz trecho da nota da Sesau. 

Segundo a Secretaria, as cirurgias de urgência e emergência estão mantidas e continuam sendo realizadas através do sistema de saúde do estado. 

No ano de 2020, foram realizadas mais de 1.500 cirurgias em diversas especialidades, entre elas, cabeça e pescoço, cirurgia geral, oncológica, cirurgia plástica, torácica, vascular, mastologia, neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia, segundo dados da Sesau.

Cirurgias eletivas – É todo o procedimento que pode ser adiado e que não tenha forte possibilidade de causar agravamento da enfermidade a curto prazo, risco de vida e perda de função ou órgãos.

Já entre as cirurgias que não podem ser adiadas estão os seguintes procedimentos: atendimentos às gestantes bem como aos recém-nascidos e mulheres em resguardo; acompanhamentos pós-cirúrgicos para todos os tipos de cirurgias já realizadas (mesmo as eletivas); atendimentos na especialidade de oncologia, cardiologia e neurologia contemplando toda a linha de cuidado (da 1ª consulta até a alta do paciente); atendimentos pediátricos e atendimentos de trauma.

Informações: Folha de Boa Vista