Prefeitura de Boa Vista recebe mais de 500 mil medicamentos para abastecer UBS’s

A nova remessa vai abastecer as 34 unidades básicas de saúde, incluindo as de atendimento exclusivos à Covid-19

A Prefeitura de Boa Vista tem mantido as farmácias das unidades básicas de saúde e do Hospital da Criança abastecidas. Com planejamento, a Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) recebeu nessa quarta-feira, 31, um novo carregamento de remédios padronizados da Relação Municipal de Medicamentos (Remume). A nova remessa vai abastecer as 34 UBS’s, incluindo as de atendimento exclusivos à Covid-19.

Ao todo, o município recebeu mais de 500 mil medicamentos, dentre eles antibióticos como Imipennem, Meropenen e ainda soro fisiológico, azitromicina, vitamina C, Ivermectina e outros medicamentos. O abastecimento nas unidades acontece semanalmente e são entregues gratuitamente aos pacientes. Com a chegada desses medicamentos, a Relação Municipal de Medicamentos (Remume) conta atualmente com 84% dos medicamentos padronizados, enquanto que a média nacional é menor de 50%.

A prefeitura está aguardando mais medicamentos que estão chegando tanto por via terrestre quanto aérea. Por conta da pandemia, alguns itens têm demorado um pouco mais a chegar, mas as farmácias das UBss têm sido abastecidas frequentemente.

“O acesso à medicação em toda a rede municipal de saúde sempre foi prioridade desde a gestão da ex-prefeita Teresa Surita e temos feito as aquisições sempre com muita antecedência, principalmente por conta da pandemia, para que não faltem remédio e testes a quem precisa”, explicou o prefeito Arthur Henrique.

Nos três primeiros meses deste ano, as oito UBS’s específicas para atendimento de covid-19 ofertaram mais de 90 mil atendimentos para moradores da capita, cidades do interior, pacientes do Amazonas e até de outros países, sempre com a entrega de remédios, ofertando testes rápidos e um atendimento de qualidade.

O trabalho tem continuado, seja nas unidades de covid ou nas demais. Neste início de ano, reforçamos as nossas equipes, convocamos aprovados em concurso, abrimos seletivos, estendemos horário de funcionamento das UBSs, as farmácias estão abastecidas com remédios e testes, passamos a abrir aos sábados e feriados, o dia todo, concluiu Arthur.