ALERTA: Nível do Rio Branco dobrou após fortes chuvas

No dia 07 de abril o rio estava com 2,53m, com as recentes chuvas o nível do rio se encontrava com 5,51m nesta manhã de terça-feira (13) - Foto: Nilzete Franco

Em uma semana de chuva no estado de Roraima, o rio Branco está o dobro acima da média. Segundo o site da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (Caer), o nível médio do Rio Branco em Boa Vista é de 2,39 metros.

No dia 07 de abril o rio estava com 2,53m, com as recentes chuvas o nível do rio se encontrava com 5,51m nesta manhã de terça-feira (13). Já em Caracaraí, o rio tem nível médio de 3,06m e está com 6,12m.

Ainda, conforme a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), a chuva da noite dessa segunda-feira, 12, de 22h45 às 23h, registrou cerca de 12,40 milímetros. Com isso, em menos de 15 dias o estado já registrou mais de 195mm de chuva, conforme a Caer.

DESCARGAS ELÉTRICAS – Nas redes sociais a população da capital compartilhou sobre a forte chuva de ontem. “Rapaz, eu pensei que a qualquer hora ia cair um raio aqui no meu telhado”, disse uma internauta.

De acordo com o meteorologista da Femarh, Ramon Alves, com as chuvas fortes é previsível que haja descargas elétricas, mas que na próxima semana as precipitações devem diminuir.

“Estamos no período chuvoso, então a qualquer momento essas chuvas fortes podem ocorrer. Essa próxima semana a tendência é que a intensidade de chuvas diminua. Não é que vai parar, mas ela vai dar uma amenizada em comparação com as chuvas dos últimos dias”, disse.

Segundo o Grupo de Eletricidade Elétrica Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), ontem foi registrado um raio nas proximidades do Parque Nacional do Viruá, em Caracaraí.

Informações: FolhaBV