Fim de semana é marcado por aglomerações em bares, praças e conveniências em postos de combustíveis

Nesta última sexta, 16, e sábado, 17, foram inspecionados um total de 20 estabelecimentos, com 03 interdições, 10 orientações, 10 dispersões, 05 autuações, além de 12 apreensões de aparelhagem de som

Equipes da Prefeitura de Boa vista deram seguimento às ações de fiscalização neste último fim de semana, para garantir o cumprimento das medidas sanitárias na capital. Em muitos locais inspecionados, como em bares, praças e conveniências de postos de combustíveis, foram constatadas aglomerações.

Ao todo, foram inspecionados 20 estabelecimentos. Desse total, foram 03 interdições, 10 orientações, 10 dispersões, 05 autuações, além de 12 apreensões de aparelhagem de som. Toda ação contou com equipes da Vigilância Sanitária Municipal, secretarias municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Planejamento e Finanças, além do apoio da Guarda Civil Municipal e da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA).

Os principais locais em que foram constatadas aglomerações neste fim de semana foram: praças da Moca, no bairro Paraviana, e Parque Germano Sampaio, no Pintolândia, além de conveniências de postos de combustíveis lotadas.

De acordo com o chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal, Fernando Matos, esse descumprimento, principalmente envolvendo jovens, é um cenário preocupante. Por isso, reforça a necessidade da população cooperar neste período de pandemia, visto que Roraima tem apresentado melhora nos números de infecções e mortes pela Covid-19.

“Nós, como população, não podemos nesse momento fugir da nossa obrigação, que é contribuir com o combate à disseminação do vírus. A flexibilização do decreto não é um aval para que as pessoas relaxem e pensem que a pandemia acabou”, concluiu.

DECRETO – Desde janeiro deste ano, mais de 400 estabelecimentos foram fiscalizados e receberam orientações para cumprirem as medidas de combate ao novo coronavírus, em cumprimento ao Decreto 039/E, de 08 de abril de 2021, que prevê uma série de restrições neste período de pandemia.

Entre essas medidas de flexibilização em Boa Vista, estão: ampliação do horário de funcionamento do comércio; liberação de festas de aniversário e casamento, além das apresentações de músicos em bares e restaurantes da capital. Estas regras valem até a próxima sexta-feira, 23, data em que um novo decreto deve ser publicado.