Central de Tele Matrículas atendeu quase 2 mil solicitações nestes três primeiros dias

A previsão é de 8 mil vagas a serem preenchidas nas escolas municipais, da creche ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Desde o último sábado, 17, a Prefeitura de Boa Vista vem recebendo os pedidos de novas matrículas para a rede municipal de ensino, através da Central Tele Matrículas (0800-280-3536). Nestes três primeiros dias, foram 1.772 solicitações atendidas, sendo 423 no sábado, 632 no domingo e 717 nessa segunda-feira, 19. 

O sistema funciona de segunda a domingo, das 7h às 19h. Neste primeiro momento (de 17 a 21 de abril), são preenchidas as vagas para as etapas da Pré – Escola (1º e 2º período) e 1º Ano do Ensino Fundamental. Solicitações de matrículas para o 2º ao 5º Ano será de 22 a 25 de abril.

O sistema moderno implantado em 2014, acabou com as enormes filas que se formavam em frente às escolas. Hoje, com um telefone em mãos, os pais conseguem vagas para os filhos nas escolas da prefeitura. São 45 pontos de atendimentos funcionando diariamente para agilizar os serviços.

No ato de matrículas, são pedidos documentos pessoais das crianças e do responsável, é analisado a disponibilidade de vagas nas escolas desejadas e informado os documentos necessários para a efetivação da matrícula na escola.

É importante ressaltar, que por ser um sistema informatizado, impasses como congestionamento de ligações, lentidão na internet e ainda problemas técnicos com o servidor podem ocorrer nos primeiros dias de atendimento.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuelo Sales, as dificuldades serão sanadas e até o último dia de matrículas todas as crianças, em idade escolar, terão suas vagas garantidas.

“Neste final de semana, iniciamos com as matrículas da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental. Por conta do primeiro dia ser um sábado, houve um congestionamento de ligações e ainda uma instabilidade na internet, o que acabou dificultando o atendimento. É importante os pais saberem que essas crianças, da pré-escola ao Ensino Fundamental, têm direito às vagas e serão atendidas”, disse.

O cronograma completo está no Edital de Matrículas 2021, publicado no Diário Oficial do município.

Mais de 8 mil vagas previstas para 2021

Para o Ano Letivo 2021, a estimativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi de 8 mil vagas a serem preenchidas nas escolas municipais, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e nas unidades indígenas e do campo.

Confira os demais prazos de novas matrículas

– Para as Escolas Indígenas e do Campo, as matrículas serão solicitadas nas próprias unidades de ensino, do dia 19 a 30 de abril;

– Para o 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (1ª a 4ª série) será também de 19 a 30 de abril, em qualquer uma das nove unidades que oferecem a modalidade: Francisco Cássio de Moraes; Profª. Glemíria G. Andrade; Ioládio Batista da Silva; Nova Canaã; Profª Maria Gertrudes M. de Lima; Francisco de Souza Bríglia; Raimundo Eloy Gomes; Newton Tavares e Laucides Inácio Oliveira.