REFORÇO: Prefeito Arthur Henrique empossa 57 novos profissionais da educação

Os concursados vão reforçar o atendimento da saúde em Boa Vista

O quadro de profissionais da educação municipal foi reforçado nesta terça-feira, 20, com a posse de 57 novos aprovados no Concurso de 2018. A cerimônia aconteceu na no Teatro Municipal e contou com a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Tomaram posse um total de 54 pedagogos e três professores de educação física, que devem contribuir para o início do Ano Letivo 2021, previsto para se iniciar no dia 3 de maio, porém ainda com aulas remotas devido à pandemia do Covid-19.

O prefeito Arthur Henrique explicou que a área de educação sempre foi um dos focos da gestão, com investimentos importantes. Além disso, ele deu mais detalhes sobre a proposta da Semana Pedagógica, prevista para se iniciar na próxima semana.

“Esses novos profissionais estão entrando em um momento delicado, de pandemia, em que o ensino remoto é uma realidade e os professores têm tido que se reinventar. E isso será tratado na Semana Pedagógica, com a realização de oficinas e palestras para que os professores tenham real dimensão do cenário atual da educação municipal e sejam devidamente capacitados para contribuírem efetivamente neste período”, explicou.

Tatiana Rocha é professora há 20 anos e afirma estar feliz em poder contribuir com a educação do município neste período tão conturbado. “Estava há dois anos esperando esse momento tão especial. Foi muito estudo. E assumir um cargo como concursada é a realização de um sonho de vida”.

CONCURSO 2018 – O certame ofertou 630 vagas para os cargos de professor pedagogo e de Educação Física. Desde então, foram convocados cerca de 900 profissionais, além de aproximadamente 300 candidatos do quadro reserva. A SMEC é uma das maiores secretarias do município e hoje, 85% do quadro é formado por servidores de carreira, sendo 5.160 servidores ao todo, 4.398 são efetivos.

Investimentos – No dia 8 de fevereiro, todos os 44 mil alunos da rede retomaram as aulas, na modalidade não presencial, que já se encerraram na última sexta-feira, 16. Para reforçar, a prefeitura levou as aulas da alfabetização (1º e 2º Ano) para a TV aberta, com o Aprendendo em Casa na TV, na Rede Cidade, 28.1. Quase 800 alunos que vivem em áreas rurais indígenas recebem em casa os blocos pedagógicos impressos, ganharam também kits escolares para ajudar nas atividades.

Na semana passada, a prefeitura também deu início à entrega de aproximadamente 1.400 kits da alimentação escolar para as famílias destes alunos que hoje dão assistência ao ensino remoto. Mais de 1.200 professores recebem o suporte de forma didática e prática, através da plataforma Educa Digital.