TRUQUE PARA 2022: A nova mentira de Telmário

O "embaixador de Nibiru" é outro que vem dissimulando para cima do eleitor roraimense

Na campanha eleitoral de 2018, Chico Rodrigues, Mecias de Jesus e Telmário Mota espalharam a mentira de que Romero Jucá era “dono da Roraima Energia”, que lucrava com a alta tarifa de energia elétrica, e por isso não fazia nada para tocar a obra do Linhão de Tucuruí. A mentira colou e Jucá perdeu a eleição por 420 votos.

Nos últimos 11 anos, Roraima teve três senadores além de Jucá: Angela Portela por oito anos; Mozarildo Cavalcanti por quatro anos; e Telmário por sete anos. E os três, então, não tiveram tempo, força e nem prestígio político para resolverem a questão energética do estado?

Mas a mentira sobre o Linhão de Tucuruí vem de longe. Em abril de 2015, Telmário Mota sujou Boa Vista com panfletos falsos informando que ele e Dilma “liberam as obras de Tucuruí! Seu voto valeu a pena”. Mentira do estudioso de Nibirú. Ele não liberou nada como se viu nesses sete anos de seu mandato.

VERGONHA E HUMILHAÇÃO – E como prova de que o voto dado a ele em 2014 não valeu de nada, que em 2018, o eleitor preferiu votar em branco do que nele. Telmário é o único senador da história do Brasil – e provavelmente do mundo – que concorreu ao governo do seu estado no meio do mandato, e perdeu até para os votos brancos e nulos. Vergonha e humilhação únicas.

Há dois anos, Roraima tem dois novos senadores além de Telmário, que se julga a última Coca-Cola do deserto. E o trio, também, nada fez em relação ao Linhão, e não cumpriram as promessas que fizeram de que já em 2019 os cabos da energia de Tucuruí estariam chegando ao estado. Ou seja, a mentira enganou os eleitores. A mentira os elegeu. 

NOVA MENTIRA – Agora, a mentira da vez que assessores de Telmário, Mecias e Chico andam espalhando é a de que Romero Jucá faz oposição ao presidente Jair Bolsonaro, postando nas redes sociais um vídeo editado em que Jucá, na campanha de 2018, assegura uma comunidade indígena de que não haverá revisão de demarcação de terras independente de quem vencesse a eleição.

Bolsonaro é, publicamente, contrário à demarcação de novas reservas e a favor da redução de algumas. Isso não é segredo pra ninguém, tanto que depois de eleito, ele vem cumprindo a promessa de não demarcar novas áreas indígenas, mas, também, não tem conseguido reduzir o tamanho de nenhuma.

NÃO FAZ OPOSIÇÃO – Ontem, Jucá desmentiu os três senadores, informando que não faz oposição ao governo Bolsonaro, e pelo contrário, teve encontro com o presidente e nesse encontro acatou pedido para que o MDB apoiasse a aprovação de projetos importantes para o país, que é o que vem acontecendo.

Mas, como a mentira de 2018 de que Jucá era dono da Roraima Energia colou, e as promessas feitas por Mecias, Telmário e Chico não foram cumpridas nesses dois anos de mandato, o jeito é apelar, de novo, para o que deu certo: A mentira que engana eleitores; a mentira que pode eleger quem eles querem.