MICO! – Telmário vira piada na internet após declarações absurdas durante CPI da COVID

O senador Telmário Mota (Pros) foi duramente criticado após declarações dadas em sessão da CPI da Covid nesta terça-feira (11). Ele defendeu tratamento não comprovado contra a doença com uso de remédios, como a dipirona.

A oitativa estava voltada a fazer perguntas e coletar depoimentos do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, que disse ser contrário a tratamentos não comprovados, discursos anti-vacina, e outras declarações consideradas desfavoráveis à comunidade científica que são defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Telmário é investigado pela Polícia Federal (PF) por esquema fraudulento que tentou direcionar R$ 8 milhões para a compra superfaturada de centrais de ar. Ele também é acusado no mesmo inquérito que Chico Rodrigues (DEM), que indica desvio de R$ 20 milhões em contratos emergenciais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

DECLARAÇÕES

“Eu peguei Covid e tratei com azitromicina, cloroquina, ivermectina e dipirona. Tratei dessa forma, porque peguei a doença no início. […] Pensei que essa CPI iria trazer uma solução para o Brasil. E no caso brasileiro hoje, a média de mortes caiu 28%”, disse o senador.

O dado citado por ele está em um boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que constatou diminuição de 28% no número de mortes nos últimos 30 dias. Mesmo assim, a instituição alerta que o índice é alto e que aglomerações devem ser evitadas por meio de decretos, para impedir que haja uma terceira onda da Covid-19 no país.

“Tenho visto o presidente sendo massacrado, e [as pessoas] politizando essa CPI, às vezes, sob intenção de pegar o presidente como se ele fosse o grande responsável pelos óbitos do Brasil. Quem em sã consciência gostaria disso? O que ele quer é o país funcionando, como está no Japão e outros países. Então, houve uma politização e grande exagero”, avaliou Mota.

A CPI foi criada no mês passado após um requerimento com assinaturas de 31 senadores (o mínimo exigido é 27) deferido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esse procedimento é considerado normal no meio político e foi o mesmo utilizado para abertura de investigação do mensalão em 2005. O objetivo desse trâmite é investigar se ações ou omissões do Governo Federal colaboraram para a propagação do coronavírus no Brasil e resultaram no colapso do sistema de saúde do Amazonas.

Telmário comentou que o presidente é injustamente criticado por atrasar a compra de vacinas para o Brasil, e mostrou uma reportagem que mostra o crescimento de casos de Covid-19 nas Ilhas Seychelles, na costa leste da África, mesmo com boa cobertura vacinal.

As ilhas Seychelles contam com 8,1 mil casos diagnosticados da doença e 28 mortes. O Brasil conta com 15 milhões de casos e 423 mil mortes.

Assista:

TWITTER

No Twitter, vários internautas criticaram a fala de Telmário.

Informações: Roraima em Tempo