Semana de Combate ao Trabalho Infantil se inicia com lançamento de nova campanha educativa em Boa Vista

As ações nas ruas serão de 9 a 13 de junho com blitz em semáforos, buscas ativas em pontos de incidência, “adesivaço” e panfletagem em feiras livres

A Semana de Combate ao Trabalho Infantil teve início nesta terça-feira, 8, onde a Prefeitura de Boa Vista lançou nova campanha intitulada “Meu trabalho é brincar e ser feliz”, trazendo uma temática mais lúdica para melhor percepção das crianças. O objetivo é orientar e sensibilizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil.

A ação é alusiva ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) e as mobilizações nas ruas vão acontecer de 9 a 13 de junho, com blitz educativa em semáforos, buscas ativas em pontos de incidência, “adesivaço” e panfletagem em feiras livres.

“Nosso trabalho em busca da erradicação do trabalho infantil é diário. Estávamos com a campanha ‘Seu dinheiro me mantém na rua’, e agora é a continuação com uma temática mais lúdica para que essa mensagem chegue também às crianças. Capital da Primeira Infância agora temos uma campanha com cara de criança. Aproveitamos a data e organizamos uma série de ações por toda a cidade”, disse Nathália Cortez, secretária adjunta de Gestão Social.

A semana de conscientização evidencia as ações permanentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e de toda rede de proteção do município e parceiros. Parao prefeito Arthur Henrique, o tema precisa ser ainda mais divulgado, a prática combatida e a população consciente de que é crime explorar crianças para o trabalho, usar para mendigar ou para sensibilização pública.

“Essa semana a gente reforça as ações trazendo muita publicidade para conscientizar a população de forma geral, fazendo blitz, buscando crianças em áreas que se pratica o trabalho infantil, para mostrar tanto para a população quanto para as famílias de que criança precisa se desenvolver, brincar, estudar e aprender para que tenha um futuro melhor”, disse. 

Através do PETI e de toda a rede de proteção do município que a prefeitura vem combatendo este tipo de prática na cidade. Seus principais parceiros são os CRAS, Creas, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Superintendência Regional do Trabalho em Roraima (SRT/RR), Vara da Infância e Juventude e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Verônica Cisz, da Comissão de Direitos Humanos da PRF, disse se sentir honrada de contribuir com todos estes órgãos na proteção das crianças. “A PRF trabalha com a erradicação do trabalho infantil a nível nacional e está cada vez mais difícil de combater, principalmente aqui em Roraima por causa da imigração. Junto a prefeitura e todos os órgãos de proteção estamos conseguindo fazer um bom trabalho”, disse.

Dados de trabalho infantil/mendicância identificados pelo PETI:

Confira a programação completa da Semana