Indígena com câncer espera há três meses que Governo de Roraima libere TFD. “Sinto muita dor”

Eucilene é indígena da etnia Macuxi e mora na comunidade Malacacheta, município do Cantá, interior de Roraima. A mulher relatou que foi diagnosticada com a doença em 2019 e, desde então, faz tratamento pelo estado

Eucilene da Silva Viana, de 46 anos, luta contra o câncer de colo do útero há quase dois anos. Nesta segunda-feira (14), ela relatou aguardar há três meses pela liberação de um Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O serviço é autorizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Contudo, até o momento, nenhuma resposta foi dada à família, e a falta do procedimento leva a paciente a sentir dores constantes.

Eucilene é indígena da etnia Macuxi e mora na comunidade Malacacheta, município do Cantá, interior de Roraima. A mulher relatou que foi diagnosticada com a doença em 2019 e, desde então, faz tratamento pelo estado. Nem as tarefas diárias em casa ela consegue fazer.

“Sinto muita dor, tomo muitos remédios todos os dias e estou aguardando uma resposta da Sesau para retomar os procedimentos. Passei nove meses em Manaus para cuidar da minha saúde e deveria retornar em março, mas eles não me ligaram e não tenho recursos para ir atrás disso na capital”, lamentou.

A paciente pede uma resposta do governo e solicita o serviço de TFD com urgência. “Peço que os governantes olhem com mais carinho para nós. É caso de doença. Minha situação é delicada, até meu auxílio doença foi cortado, não tenho nenhuma ajuda, por isso, eu busco uma resposta”, concluiu emocionada.

CITADA – A Secretaria de Saúde informou que aguarda o comparecimento da paciente Eucilene da Silva, ou responsável, à sede do TFD localizada na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, bairro Dos Estados, para que sejam feitos todos os trâmites necessários para liberação. Qualquer dúvida pode ser sanada por meio do telefone 98406-0681.

Informações: Roraima em Tempo