Prefeito reúne gestores das escolas para fortalecer a aprendizagem em Boa Vista

Para o prefeito Arthur Henrique, todo apoio é necessário para que os gestores sigam sua jornada ainda mais motivados e com perspectivas de dias melhores

Diante dos desafios diários na educação municipal, a Prefeitura de Boa Vista reservou esta terça-feira, 22, para um encontro especial com todos os gestores das escolas municipais. O momento foi de muita reflexão e definição de estratégias para a melhoria dos índices educacionais. A ideia é unir ainda mais estes profissionais através dos projetos Gestores Unidos pelo Fortalecimento da Aprendizagem Gestores Unidos pela Consolidação da Proposta Curricular da Educação Infantil.

A reunião ocorreu na Escola Municipal Newton Tavares, em dois momentos: pela manhã foi com os gestores do Ensino Fundamental e, à tarde com os da Educação Infantil. Durante o encontro, aconteceram dinâmicas de grupo, entre eles, o método Aquário, que direciona o gestor escolar para as seguintes reflexões: A Escola que temos; Onde queremos chegar; O que precisamos fazer; Como podemos caminhar, entre outros. 

Para o prefeito Arthur Henrique, todo apoio é necessário para que os gestores sigam sua jornada ainda mais motivados e com perspectivas de dias melhores. “Vamos identificar as crianças que estão com uma defasagem maior em relação as outras. Mas é um trabalho específico para fortalecer o aprendizado dessas crianças. Boa Vista hoje tem a 5ª melhor educação do país e isso é resultado do trabalho destes profissionais, mas precisamos manter esse posto para os próximos anos”, disse. 

Para Adones Rosalídia, gestora da Newton Tavares, o momento é propício ao diálogo, já que 2021 é ano de avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). “Nós que estamos a frente das escolas precisamos nos unir cada vez mais nesse processo de ensino e aprendizagem, principalmente neste período de pandemia. Estamos em ano de IDEB, e precisamos discutir, verificar de que forma atuaremos com nossos alunos. Precisamos elaborar estratégias sempre visando a melhoria do ensino”, disse.

Novo Programa: Compasso Mind em Boa Vista

Foi neste encontro que a prefeitura apresentou também o novo programa a ser implantado na rede municipal de ensino, o Programa Compasso Mind, com lançamento inédito no Brasil. Tem como foco desenvolver atenção, presença e equilíbrio emocional em toda a comunidade escolar. O programa contemplará quase 43 mil alunos da pré-escola (Educação Infantil) ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Trata-se de aulas adequadas à faixa etária do estudante em que são trabalhados temas como: relaxamento, atenção plena ao corpo, respiração, os pensamentos, as emoções, propósito, compaixão, entre outros. Serão disponibilizados materiais didáticos para aluno e professor, plataformas digitais com recursos multimídia (vídeos e práticas guiadas), formação para os professores, Workshop para as famílias e acompanhamento nas escolas com observação de aula.

O Compasso Mind é uma iniciativa distinta do Compasso Socioemocional, no entanto, com o desenvolvimento dos dois programas a ideia é formar uma base para formação de seres humanos mais equilibrados e aptos a cultivar relacionamentos saudáveis. Boa Vista é a primeira cidade brasileira a adotar ambos os programas, e certamente vai inspirar muitas outras.