Arthur Henrique garante repasses a quadrilhas juninas de Boa Vista

Apoio financeiro será destinado a 25 quadrilhas juninas para o custeio das despesas referentes aos eventos que serão desenvolvidos ao longo deste ano

O prefeito Arthur Henrique, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura firmou convênio nesta quinta-feira, 1º, com a Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), cujo objetivo é prestar apoio financeiro aos quadrilheiros no custeio a diversas despesas com os eventos de 2021.

O convênio é uma forma da prefeitura valorizar a cultura local e fortalecer a tradição Junina nesses tempos de pandemia, além de também contribuir com a movimentação da economia criativa. Esse apoio acontece há 15 anos e tem se fortalecido a cada ano. O valor de repasse será de R$ 543.540,00 e a estimativa é de beneficiar 25 grupos culturais.

De acordo com Arthur Henrique, esse apoio financeiro visa cobrir as despesas dos quadrilheiros, incluindo a confecção dos vestidos e demais peças da vestimenta, transporte, dentre outros itens. E isso envolve tanto o custo referente ao Concurso de Destaques – ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de junho, quanto as apresentações das quadrilhas no Boa Vista Junina Live 2021, marcado para acontecer nos dias 8, 9 e 10 deste mês.

“Infelizmente, ainda estamos num ano de pandemia. As festas não estão acontecendo como a gente esperava e que eram promovidas desde 2013. Ainda não é a hora. Mas, conseguimos ter um mês de junho bem festivo, com as lives acontecendo pelos canais da prefeitura. E agora, em julho, a gente vai ter as apresentações das quadrilhas. Então, esse apoio financeiro que a prefeitura está dando aos grupos vai garantir que a festividade e as apresentações das quadrilhas aconteçam, mesmo de forma virtual”, explicou o prefeito.

Para o presidente da Ferquaj, João da Cruz, o apoio dado pela prefeitura ao movimento junino nos últimos anos tem sido fundamental para o desenvolvimento das atividades culturais em Boa Vista, além de fomentar uma cadeia produtiva que envolve não apenas dançarinos, mas também costureiros, produtores, compositores, transporte, entre outros.

“Esse apoio é muito importante. Há anos que contamos com esse apoio da prefeitura, para podermos desenvolver nosso trabalho, cada grupo dentro da sua comunidade. Que, além de um trabalho cultural, temos todo um trabalho também social. Mesmo nessa situação de pandemia, onde a gente não pode fazer tudo o que a gente fazia antigamente, foi encontrada essa forma com a Fetec de fazer as lives, levando entretenimento à comunidade e fortalecer o movimento quadrilheiro, não deixando que essa cultura se disperse”.

Desde a gestão da ex-prefeita Teresa Surita, a prefeitura repassa recursos para as quadrilhas juninas promoverem a cultura local

Casal vencedor do concurso Destaque Juninos, ocorrido no último dia 26, Ítalo Vitor e Natally Borges comemoraram mais essa conquista, não apenas para eles que compõe a Explosão Caipira, mas também para todo o movimento quadrilheiro de Roraima. Além disso, reconhecem que mesmo com as limitações na pandemia, todos estão se esforçando para levar ao povo em casa a mesma alegria e energia de um evento presencial.

“Todos agora temos que nos adaptar a essa nova vida. A gente estava acostumada em dançar em tablado, no meio do povo, com toda aquela alegria. E esse ano está sendo por live e isso nos dá mais ânimo para contagiar o público em casa”, disso Ítalo. “Espero que a gente tenha passado essa emoção. Ao mesmo tempo em que a gente se sente triste por conta da pandemia, por não podermos ter aquele contato com o público, a gente também dará nosso melhor, para que as pessoas sintam essa alegria que nós estamos sentindo”, destacou Natally.