“Todos contra o Aedes” – Prefeitura promove blitz educativa de saúde neste sábado, 21, no Pedra Pintada

A ideia é sensibilizar os moradores e eliminar possíveis criadouros nas casas

A Prefeitura de Boa Vista começa no próximo sábado, 24, no Pedra Pintada, a blitz “Todos contra o Aedes”, um cronograma de sensibilizações pelo combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação vai acontecer das 8h às 14h.

A ação faz parte das medidas preventivas executadas pelas equipes de endemias do município, que diariamente visitam as casas nos bairros, eliminam e fazem a remoção de possíveis focos, com a ajuda do morador. Nos casos notificados e confirmados de dengue, é feito o bloqueio de transmissão com uso da bomba costal motorizada.

De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Greiner Costa, as equipes de agentes de combate às endemias farão visitas nas casas, orientando os moradores sobre os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito e eliminar os possíveis criadouros.

“A ideia é reforçar esse trabalho que já vem sendo realizado de forma rotineira durante toda a semana em diversos bairros da cidade. Esse é um trabalho que precisa da ajuda e engajamento de todos, para juntos combater o Aedes em nossas casas e também na nossa cidade”, disse.

Boa Vista foi classificada no primeiro Levantamento de Índices Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), com 13,1%, em alto risco para transmissibilidade da Dengue, Zika e Chikungunya.

O lixo doméstico ainda é um dos principais focos do Aedes nas casas. Em seguida, depósitos móveis (vasos, frascos, pratos, pingadeiras e bebedouros); depois vem pneus e outros materiais rodantes, depósitos como barril, tanque e poços, entre outros. 

A próxima ação está programada para acontecer no sábado seguinte, dia 31, no Jardim das Copaíbas, também no período das 8h às 14h.