Telemedicina – Projeto beneficia mais de 200 pacientes da rede municipal com consultas especializadas

Entre as especialidades mais procuradas está a cardiologia, com 96 atendimentos

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, em março deste ano, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) já beneficiou 208 pacientes da rede municipal de saúde, nas sete especialidades de atendimentos (veja abaixo).

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein em São Paulo e acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional no Sistema Único de Saúde (Proadi/ SUS).

 “A ideia é reduzir a lista de espera de pacientes em diversas especialidades médicas, sem que haja necessidade de deslocamento a outras cidades. Com esse atendimento na própria rede, conseguimos diminuir o tempo de espera, além do que, a consulta online na própria cidade contribui para o conforto do paciente e o diagnóstico e tratamento mais rápido”, explica André Luiz de Souza Cruz, superintendente em exercício de Atenção Primária.

Entre as especialidades mais procuradas estão: cardiologia, com 96 atendimentos; endocrinologia, com 35; neurologia adulto, 34; psiquiatria, 16; neurologia pediátrica, 7; pneumologia, 14 e reumatologia, 6.

Geovane Ezequiel, de 18 anos, vinha procurando um diagnóstico de um especialista há algum tempo. E por meio do Telemedicina, passou pela consulta online com pneumologista, na tarde desta terça-feira, 20.

“Estou com problemas no pulmão, mas preciso saber o diagnóstico. Então me agendaram para o atendimento online e com o acompanhamento do médico da unidade”, disse o rapaz.  

A mãe dele, Erika, estava acompanhando o atendimento e aprovou a iniciativa. “Podemos resolver a situação tanto com o médico do posto como o especialista e isso na própria rede de saúde. É muito bom”.

Os atendimentos acontecem na Unidade Básica de Saúde Pricumã de segunda a sexta-feira, conforme demanda e disponibilidade do hospital de referência, e são agendados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde, com os encaminhamentos que são enviados pelas UBS.

Especialidades ofertadas pelo projeto – Cardiologia Clínico Adulto; Endocrinologia Clínico Adulto;  Pneumologia Clínico Adulto; Psiquiatria Clínico Adulto; Reumatologia Clínico Adulto;  Neurologia Clínico Adulto e Neurologia Pediátrica.