Entenda como vai funcionar o retorno às aulas presenciais na rede municipal de Boa Vista

Aulas presenciais devem voltar em 13 de setembro. Mas antes, pais e alunos serão acolhidos para se readaptarem. Crianças devem fazer, ainda, a prova BV a partir de 9 de agosto

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de Boa Vista está previsto para 13 de setembro. Antes, pais e alunos do 2º ao 5º ano devem passar por fase de readaptação e o nível de conhecimento das crianças será avaliado com a Prova BV. Entenda como vai funcionar abaixo.

As escolas vão chamar pais, avós e responsáveis que têm crianças matriculadas nas escolas de Boa Vista para rodas de conversa, que serão a fase de acolhimento. A partir da próxima segunda-feira (9), os alunos podem fazer a Prova BV, que embora não seja obrigatória, é essencial para o planejamento do retorno do ensino presencial.

A Prefeitura vai adotar o modelo híbrido e escalonado para evitar lotação das salas. Metade da turma vai ter aulas presenciais, enquanto a outra metade segue no ensino remoto. Os dois grupos serão alternados semanalmente.

Prova BV

Os pais serão comunicados pela escola dos dias e horários das provas dos filhos. Serão agendados no máximo 30 alunos por turno, para evitar superlotação das salas.

A Prova BV será aplicada em uma plataforma digital e as crianças usarão tablets das escolas durante os testes. Com as provas, a Secretaria de Educação vai reunir dados para identificar as dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de português e matemática

Serão questões de múltipla escolha correspondentes a cada ano do ensino fundamental. A prova terá duração de 1 hora por disciplina. A Proba BV é adaptativa, assim se o aluno não acertar as questões no nível de sua série, a prova continua com questões de séries anteriores.

Segurança no retorno

As escolas Já contam com os equipamentos de proteção, máscaras serão entregues às crianças e servidores, álcool em gel disponível nas salas, viseiras de proteção facial aos professores, termômetro para medição da temperatura e terá marcação nas cadeiras. Torres de álcool nas dependências de todas as unidades.

A decisão foi tomada em conjunto com o Comitê Municipal de Monitoramento do coronavírus, o qual avaliou que há uma sinalização positiva para retomada das aulas. Além disso, existe uma recomendação do Ministério Público Estadual para o retorno. Outros pontos avaliados, foram o fim do período sazonal e o avanço da vacinação em Boa Vista.