MPRR pede que Educação Estadual incentive vacina contra Covid-19

Órgão também mandou o documento para o Sindicato das Escolas Particulares

O Ministério Público (MPRR) pediu que a Secretaria de Educação (Seed) faça campanha para estimular a vacinação contra a Covid-19 em jovens e adolescentes.

O órgão também mandou o documento para o Sindicato das Escolas Particulares. As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde apoiam a medida.

Para o ministério, as ações podem evitar uma queda ainda maior da vacinação. Nas últimas semanas, o estado tem uma baixa procura pela vacina.

O jornal mostrou que as fake news e o medo das reações às vacinas são os fatores para a queda. Em Boa Vista, 53,6 mil jovens de 18 a 29 anos não se vacinaram.

A falta de interesse pode levar Boa Vista a enfrentar um aumento de casos de Covid-19. Diversas ações têm sido feitas. E, mesmo assim, os jovens continuam sem buscar a vacina.

Conforme o MPRR, a secretaria, bem como o sindicato, devem fazer ações educativas de como se proteger e evitar a transmissão do vírus.

“Fica recomendado cumprir integralmente as políticas de prevenção e combate [à Covid-19] estipuladas pelo Ministério da Saúde, informando e garantindo providências nas unidades escolares”, diz.

Além disso, se os pais não levarem os filhos para vacinar, as secretarias devem chamar o Conselho Tutelar.

Volta às aulas

No dia 2 deste mês, o MPRR pediu que as secretarias de Educação avaliassem o retorno das aulas presenciais. Contudo, a volta depende da cobertura vacinal.

De acordo com o órgão, é preciso debater o retorno, mas as escolas têm que observar as condições de segurança sanitária dos alunos e servidores.

Na capital, as escolas retomam as aulas presenciais no dia 13 de setembro. Por outro lado, o governo ainda não deu uma previsão de data.

Informações: Roraima em Tempo