Dia Nacional do Ciclista – Como os mais de 40 km de ciclovias em Boa Vista mudaram a realidade de ciclistas

Garantir um trânsito mais seguro e organizado, com espaço para todos tem sido uma das principais metas da Prefeitura de Boa Vista

A capital Boa Vista se destaca por se tornar cada vez mais uma cidade inclusiva, que garante espaço para todos no trânsito. Com a construção de mais de 40 km de ciclovia, as pessoas que utilizam esse espaço para ir ao trabalho, para passear pela cidade e para prática de esporte passaram a ter mais segurança no trânsito.

A implantação de um espaço exclusivo para ciclistas em Boa Vista marcou uma nova fase no desenvolvimento da cidade. E por assim, garantir um trânsito mais seguro e organizado, com espaço para todos, tem sido uma das principais metas da Prefeitura de Boa Vista.

“Utilizo a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho todos os dias. Antes da ciclovia tinha cuidado redobrado no trânsito porque tinha que disputar espaços com os carros. Agora me sinto mais segura”, contou a moradora do bairro Caimbé, Maria Antônia da Silva, que pedala diariamente até onde trabalha, no bairro São Francisco.

Maria Antônia pedala do Caimbé, onde mora, até o São Francisco, onde trabalha. E a ciclovia é o caminho mais seguro

Implantação – A ciclovia foi implantada em Boa Vista no final de 2015, na gestão da ex-prefeita Teresa Surita, dando início também à execução do Projeto de Mobilidade Urbana na Capital. Com a ciclovia construída na gestão passada, e o trecho existente dentro do Parque do Rio Branco, há em Boa Vista cerca de 41 km construídos atualmente. E mais 2km são implantados com a construção da ciclovia do Parque Linear, no Bairro dos Estados, totalizando 43 km ainda este ano.

“Dar continuidade a esse trabalho iniciado pela ex-prefeita Teresa é um grande privilégio, pois torna Boa Vista uma cidade mais inclusiva com espaços para todos, priorizando a vida. A iniciativa da prefeitura em organizar o trânsito torna nossa cidade democrática, visando a coletividade e o direito do cidadão”, destacou o prefeito Arthur Henrique.

A pista exclusiva destinada aos ciclistas corta a cidade de Boa Vista de Leste a Oeste, atendendo diversas ruas da capital. No Observatório de Boa Vista é possível encontrar a lista de ruas e avenidas com ciclovias na capital. Link: https://observatorio.prefeitura.boavista.br.

O que dizem os especialistas

A construção de ciclovia vai ao encontro do que defende o especialista em mobilidade urbana Alan Penn, professor da University City of London, na Inglaterra, que diz que reduzir o espaço para carros torna as grandes cidades lugares melhores para se viver.

O professor é um grande estudioso no assunto e declara que uma cidade mais humana é aquela que proporciona e respeita o espaço de todos: pedestres, ciclistas, transporte coletivo. Para ele, as ciclovias promovem ocupação dos espaços públicos, o que o torna um espaço de convivência e não apenas de passagem.

Segurança– As ciclovias presentes nas cidades têm a grande missão de preservar vidas, pois representam mais segurança para seus cidadãos. Também menos congestionamento, poluição, menos acidentes de trânsito, consequentemente, menos mortes e pessoas nos hospitais.

Educação no trânsito

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), por intermédio da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (DPET), vem desenvolvendo ações educativas e preventivas com intuito de reduzir os índices de acidentes envolvendo ciclistas, por meio de blitz educativas na malha de ciclovias e em locais de grande circulação de pedestres, para passar orientações para os ciclistas da importância de respeitarem as regras de trânsito e normas de segurança.

Também são feitas abordagens a condutores de veículos automotores para repassar a importância de se respeitar a preferência que tem o ciclista, e alertar que cada um tem o seu espaço no trânsito.

Simultaneamente com as campanhas educativas, a Divisão de Fiscalização está diuturnamente nas ruas, coibindo estacionamentos irregulares, abusos no trânsito, e sempre orientando pedestres, ciclistas e motoristas para que se tenha harmonia nas vias de Boa Vista.