“É preciso cuidar da infância como política pública integrada e com prioridade absoluta”, afirma Teresa

Enquanto prefeita, Teresa revolucionou os investimentos na cidade, que passaram a ser aplicados com um olhar diferenciado, garantindo a inclusão das crianças no processo de desenvolvimento da sociedade

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, idealizadora do programa Família Que Acolhe e primeira gestora pública de Roraima a investir em políticas de cuidado com a primeira infância, usou as redes sociais nesta terça-feira, 24, Dia da Infância, para incentivar pais e mães para que tenham um olhar diferenciado na fase mais importante da vida do filho, que vai desde a gestação até os seis anos de idade.

“É necessário um olhar desde a gestação, com todo acompanhamento científico, aliado ao afeto, carinho e atenção para termos uma sociedade melhor, com mais chances de ser bem sucedida. Criei o Família que Acolhe que hoje é referência nacional e internacional. Juntos levamos nossa cidade a ser a Capital da Primeira Infância DO BRASIL”, escreveu Teresa.

Ainda de acordo com Teresa, só investe nas crianças quem entende o poder transformador do cuidado a infância. “É trabalhar sério, com gestão e, assim, formar uma geração melhor, com todo o seu potencial de desenvolvimento aproveitado na hora certa”, finalizou.

Enquanto prefeita, Teresa revolucionou os investimentos na cidade, que passaram a ser aplicados com um olhar diferenciado, garantindo a inclusão das crianças no processo de desenvolvimento da sociedade.

As praças de Boa Vista, por exemplo, passaram a ser construídas adaptadas para as crianças, com playgrounds interativos, construídos com intencionalidade, a fim de incentivar o fortalecimento de vínculos entre pais e filhos.

A rede municipal de ensino de Boa Vista tem um currículo escolar direcionado para a primeira infância, com metodologia de ensino criativa, com o uso de equipamentos modernos, eletrônicos, como tablet, robótica, LEGO, além de profissionais capacitados para o cuidado com a primeira infância.

O programa Família Que Acolhe, que se tornou referência para o Brasil e o Mundo, inclusive sendo base de estudos para criação de um programa Federal de incentivo à primeira infância, atende mães e pais em Boa Vista com palestras, encontros, entrega de enxovais e leite.

O programa cresceu muito nos últimos anos e foi necessário levá-lo para próximo das famílias. Todo o processo está sendo executado em três fases: implementação, acompanhamento e avaliação. O objetivo é fortalecer a política pública de Desenvolvimento da Primeira Infância, ampliar a acessibilidade das famílias aos encontros da Universidade do Bebê, e potencializar a intersetorialidade das redes para o atendimento das crianças.

Na sede do programa no Pintolândia, ainda acontecerá encontros com as beneficiárias dos bairros: Sílvio Botelho, Pintolândia, Santa Luzia, Jardim Tropical e Senador Hélio Campos. A sede também estará voltada para inovações e Implementação de ações em Primeira Infância, acompanhando e dando suporte aos encontros nos CRAS.