Denarium abandona obras do Passarão e local se torna abrigo para moradores de rua

No Dia do Feirante (25 de Agosto), o cenário é de desolação e abandono, sem nada para comemorar - Foto: Nilzete Franco

O que antes era um corredor cheio de comércios, hoje só se vê ruínas e uma espécie de “tapete” de fezes de aves. Do lado, há lixo, mato e fezes animais e humanas, um cenário ideal para urubus lutarem pela própria sobrevivência. Até um carro foi abandonado no local.

O retrato poderia ser de um lixão, mas, na verdade, essa é a que seria a reforma da Feira do Passarão, no bairro Caimbé, cujas obras se iniciaram em 2017 e estavam previstas para terminar em 2018. O que foi construído, na verdade, foram novas muretas, parte delas derrubadas.

Já é agosto de 2021 e a reforma ainda não tem previsão para ser entregue. Enquanto isso, os sinais de abandono se acumulam. Os feirantes, que continuam realocados em um espaço improvisado ao lado, na rua Vovó Julia, já perderam a esperança.

Nesta quarta-feira (25), o Brasil comemora o Dia do Feirante. Mas por lá, existe momentos para comemorar?

“Não acho”, cravou uma desacreditada feirante que cansou de ver equipes de reportagem relatando o problema, ainda sem solução.

É a mesma reclamação de outra desesperançosa comerciante, que há dez anos vende farinha de mandioca e tapioca na feira, e pediu anonimato ao falar.

“Do jeito que tá aqui, não temos o que comemorar. Gostaria de ter um lugarzinho organizado”, disse ela, que relata altos e baixos nas vendas entre os períodos pré e pós-reforma.

Inaugurado em novembro de 1994, o Passarão hoje está depenado. Por dentro, alude ao que restou de um esqueleto. Cenário sombrio que é palco também da insegurança. Um servidor da sede administrativa da feira, por exemplo, relatou que foi ameaçado de morte depois de descobrir que traficantes usavam um local, dentro do complexo, para esconder drogas.

“Uma vez descobri uma trouxinha grande de droga aqui. Depois disso, um traficante tentou me intimidar e ameacei chamar a polícia. Ele ficou com medo, estava armado e ficou falando de longe: ‘vou te matar, brasileiro filho da p…’. Eu trabalho aqui, mas com medo”, relatou um servidor, que pediu anonimato.

OUTRO LADO – O Governo do Estado e manifestou por meio da seguinte nota:

A Polícia Militar de Roraima informa que vai intensificar as rondas nas proximidades a fim de coibir delitos e garantir a segurança da população.

A Secretaria de Infraestrutura do Governo de Roraima, informa que a obra da Feira do Passarão, está em fase de processo licitatório e que será construída uma nova estrutura. O valor será de R$ 7 milhões, sendo de recurso próprio do Estado e emenda parlamentar.

O espaço foi idealizado para atender ao quadro de necessidades do Estado e dos feirantes, quanto às legislações sanitárias, de trânsito, às normas técnicas e disponibilidade orçamentária, bem como a máxima utilização da área existente.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esclarece que embora os feirantes estejam de forma improvisada na rua ao lado da Feira do Passarão, o Governo do Estado oferece coleta do lixo, limpeza, energia, água e disponibilizou servidores para administrar o espaço. Lembrando que assim que a obra for concluída, todos os feirantes cadastrados serão realocados para dentro da nova estrutura.

Informações: Folha de Boa Vista