Governo demora mais de um mês para concluir TFD de paciente com perna quebrada

Isaac Dalton da Costa Soares, de 17 anos, sofreu um acidente de trânsito no dia 29 de abril - foto: Reprodução/Rede Amazônica

“O que passa na minha cabeça, agora, na verdade, é só medo. Eu fico desesperado, eu não penso em mais nada, só na minha perna, que vou perdê-la”, desabafou o estudante, Isaac Dalton da Costa Soares, de 17 anos, que aguarda há três meses por um procedimento de enxerto na perna esquerda.

Isaac sofreu um acidente de moto no dia 29 de abril, quando voltava do trabalho. Segundo o pai, o motorista Adauto Soares, o jovem chegou a ficar internado por mais de dois meses no Hospital Geral de Roraima (HGR), quando foi comunicado que o procedimento do filho precisaria ser feito em outro estado. Desde então, a família aguarda a liberação do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“Estamos preocupados. A gente já pesquisou e nos orientamos com outros médicos, que disseram que o osso não pode ficar muito tempo exposto, já está passando do limite. E nos preocupa muito porque a gente já lutou, estamos no aguardo do TFD da Secretaria de Saúde (Sesau). Estamos nessa aflição”, disse Adauto.

Ainda segundo Adauto, todas as vezes em que a família pediu retorno sobre a liberação do documento, a Sesau informou que aguarda resposta de hospitais de outros estados e que a demora é devido à pandemia.

Família entrou na Justiça com pedido urgência de liberação do documento — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

A mãe do rapaz, a autônoma Ida Costa, contou que o casal entrou com uma ação na Justiça, pedindo ajuda ao Poder Judiciário para que o TFD seja concedido com urgência.

“Tivemos que agir. Não podemos ficar esperando por eles, para que nos ajudem, para que agilizem esse TFD. Nós tivemos que colocar na Justiça, para vir um mandado judicial para que seja mais rápido e eles possam mandar o Isaac para fazer a cirurgia”, disse Ida.

Ida também contou que o desespero da família é grande e que temem que o filho precise ter a perna amputada. O casal chegou a colocar a casa em que moram à venda para tentar custear a cirurgia de Isaac. Além disso, Adauto precisou deixar o emprego para ajudar a cuidar do filho.

“Ele saiu do trabalho porque o nosso filho é grande e eu sou pequena, não posso com ele. A gente até pesquisou a cirurgia no particular, mas não temos condições de pagar, por isso colocamos nossa casa à venda. Eu não me importo de vender a casa, é por motivo de saúde, tenho certeza que qualquer um agiria dessa forma, com espírito de mãe e pai, ele não pensa no futuro, ele pensa em ajudar seu próprio filho”, finalizou Ida.

Isaac e os pais vivem momentos de aflição, desde o dia do acidente de trânsito — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Nota do governo

A Sesau informou que acompanha o caso de Isaac desde o início e que “foi feito contato com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro, mas o pedido foi recusado”. Não foi informado o motivo do procedimento de enxerto não poder ser realizado no HGR.

Confira a nota:

A Secretaria de Saúde informa que ainda não foi notificada da decisão judicial e adianta que TFD ) é uma política nacional, do Governo Federal, aderida pelas secretarias de saúde dos Estados.

No caso do paciente, reforça que, por meio da Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle, foi feito contato com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Rio de Janeiro, mas o pedido foi recusado pela Instituição.

Os contatos continuam sendo feitos com as Unidades que integram a rede Sarah, em Brasília, e o Hospital Universitário, também em Brasília, mas depende do “aceite” das Unidades consultadas para liberar o TDF.

A Sesau reforça ainda que fez o contato com o Ministério da Saúde e aguarda o posicionamento sobre a disponibilidade de uma vaga em alguma Unidade na rede SUS, em outro estado.

É importante esclarecer que a família está sendo informada sobre as medidas que estão sendo adotadas para atender a demanda e que qualquer dúvida pode ser esclarecida na CGRAC que funciona na sede da Sesau.

Informações: G1 Roraima