Boa Vista é considerada modelo em políticas públicas para crianças, aponta Núcleo Ciência Pela Infância

Estudo leva em consideração o contexto em que as crianças estão inseridas, como parques, escolas, praças e serviços de saúde

Boa Vista é considerada modelo de cidade que investe em políticas publicas para desenvolvimento da criança no país. A avaliação é do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), que reúne pesquisadores de sete instituições especializadas em estudos voltados ao público de até 6 anos de idade.

Para ser considerada exemplo, Boa Vista foi avaliada em quesitos como ações, políticas públicas e investimentos que impactam na chamada primeira infância – crianças de até 6 anos.

O resultado faz parte do relatório “O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância”.

“O município investe no desenvolvimento da criança pequena e no apoio às suas famílias, por meio de intervenções urbanísticas em diversos bairros e implementa políticas e serviços buscando tornar a cidade mais acolhedora, segura e lúdica”, cita o estudo.

O material relacionou reformas em praças, parques, manifestações artísticas em calçadas, muros, melhoria em calçadas, cruzamentos, nas rotas de acesso a equipamentos públicos frequentados por crianças, como unidades de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e o programa Família que Acolhe como itens que, em conjunto, melhoram a vida das crianças e colocam a cidade como exemplo a ser seguido.

Cidades pensadas para crianças

O relatório cita que “a situação socioeconômica do bairro afeta diretamente o desenvolvimento integral infantil, sendo que, quanto mais baixo o nível socioeconômico, maior é o prejuízo para o desenvolvimento as crianças”, por isso, há a importância em se destinar políticas a este público.

Para Claudia Vidigal, da Fundação Bernard Van Leer, uma das instituições que compõem o Núcleo, as cidades precisam ser construídas pensando nas crianças. Para isso, é necessário levar em consideração aspectos como mobilidade, acesso a serviços e presença de espaços públicos.

“Os bairros impactam diretamente a vida dos pequenos e exemplos como esses mostram que é possível planejar cidades para as crianças, tendo elas no foco. Intervenções urbanas como essas colaboram com o pleno desenvolvimento infantil que, por sua vez, se reverterá para benefícios para toda a sociedade”, explica.

Além de Boa Vista, Recife e São Paulo integram as capitais também foram consideradas modelos no desenvolvimento à primeira infância.

O relatório

O relatório tem como objetivo mostrar como o bairro em que a criança cresce afeta seu desenvolvimento e, a partir daí, discutir políticas públicas que possam, por meio da transformação do espaço urbano, contribuir para que as crianças prosperem da melhor forma possível.

Criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância para promover e qualificar programas e políticas públicas para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social.

O NPCI é formado pela Fundação Bernard van Leer, Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies, ambos da Universidade de Harvard, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Porticus América Latina.

Informações: G1 Roraima