Prefeitura intensifica ações de combate à malária na região do Truaru

A ação é executada pelos agentes de endemias da prefeitura, que investigam os casos de malária e iniciam de imediato do tratamento

A Prefeitura de Boa Vista continua executando o cronograma de intensificação das ações de controle e prevenção da malária nos bairros e regiões endêmicas da capital. Nesta segunda-feira, 30, as equipes iniciaram as atividades na vicinal 7, região do Truaru.

A ação é executada pelos agentes de endemias da prefeitura, que investigam os casos de malária e iniciam de imediato do tratamento. As atividades de termonebulização (“fumacê”) para o controle do mosquito adulto no Projeto de assentamento Truarú vai até o dia 17 de setembro.

Sebastião Costa Oliveira Ribeiro, mais conhecido como “Pelado” mora há um ano na região e agradeceu a ação da prefeitura. “Aqui em casa quatro pessoas pegaram a doença e é muito importante essa ação de borrifação. Com certeza vai melhorar bastante e evitar que outras pessoas possam ficar doentes”.

Casos – De janeiro até o momento, foram registrados 490 casos confirmados de malária no município de Boa Vista, destes 244 são na área rural, em locais de provável infecção.

Malária – Doença infecciosa, potencialmente grave, causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao ser humano na maioria das vezes pela picada de mosquito do gênero Anopheles infectados.

Os sintomas mais comuns são febre, fadiga, vômito e dores de cabeça. Em casos graves pode causar prostação, alteração de consciência, convulsões e outros sinais que podem levar a óbito. Ao identificar esses sinais procure uma unidade básica de saúde mais próxima de casa, não se automedique.