Família denuncia demora na realização de exames de mulher internada em UTI do HGR

Edimeia Moraes de Paula, de 40 anos, sofreu um AVC e está internada no HGR desde o dia 12 de setembro

A família da atendente de supermercado Edimeia Moraes de Paula, de 40 anos, denunciou o atraso na realização de um exame necessário para o tratamento dela. A paciente sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está internada há nove dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR).

Edimeia deu entrada na unidade no último dia 12 de setembro, e por conta do AVC, precisa fazer um exame chamado arteriografia, para verificar se há lesões ou alterações na circulação de sangue e vasos sanguíneos.

A cunhada dela, a técnica de enfermagem Thiciane Maciel, de 38 anos, contou que Edimeia precisaria passar primeiro por um exame dos rins, que só foi feito nesta terça-feira (21). No entanto, a família não recebeu previsão de quando será realizada a arteriografia.

Além do atraso nos exames, a cunhada também alega que o neurologista responsável pelo tratamento de Edimeia, nunca entrou em contato com a família para dar informações sobre o estado de saúde dela.

“Ela foi internada pelo neurologista, sendo que ele nunca veio até a família pra nos falar da real situação da Edimeia. Todos os dias vai alguém visitar e ela está sempre do mesmo jeito. Dez dias e não há nenhum progresso”.

Thiciane relata também que Edimeia está com a taxa de triglicerídeos alta e não foi feito controle. Além disso, não consegue abrir o olho direito, está perdendo as funções cognitivas e aparenta estar sempre “desorientada”.

“Ela está numa UTI, de cuidados intensivos, por qual motivo ainda não foram feitos exames? Por que o neurologista ainda não falou anda para esclarecer para a família o que está acontecendo?”, complementou.

Procurada, a Secretária de Saúde de Roraima (Sesau) informou que o exame de arteriografia “está sendo realizado e que os pacientes internados estão sendo atendidos sem alteração, por meio da realização do exame pela clínica credenciada ao SUS”.

A Sesau disse ainda que Edimeia está sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do HGR, com avaliação do neurologista e sendo preparada para a realizar o exame, pois caso seja necessário, será reavaliada.

Por fim, a Secretaria afirmou que o boletim médico é informado diariamente pelo médico da UTI, o qual “todos os dias repassa as informações aos familiares”.

Informações: G1 Roraima