Campo Experimental – Prefeitura de Boa Vista inicia colheita e análise dos cultivares 2021

As informações sobre a produtividade dos grãos ficam disponíveis para os produtores

O Campo Experimental da Prefeitura de Boa Vista, localizado no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), na região do Bom Intento, é um verdadeiro “laboratório a céu aberto”, devido a sua importância na pesquisa e análise de informações sobre o desempenho de cultivares no nosso município. As informações sobre a produtividade desse ano em breve estarão disponíveis para os agricultores no banco de dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).

A equipe técnica da (SMAAI) iniciou a colheita dos 33 materiais de milho e 32 de soja cultivados esse ano no CDT. Nesse momento, está sendo levantado a produtividade  de cada material e na sequência será disponibilizado os resultados de todas cultivares para que o produtor possa se orientar sobre quais obtiveram mais destaque.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto, a partir desta etapa serão mesurados os materiais individualmente. “Com o início da colheita dos cultivares, podemos analisar a produtividade, resistência quanto ao ataque de pragas e doenças, verificando também a adaptação as condições edafoclimáticas do nosso estado”.

Coleta de Dados – O Campo Experimental foi implantado em 2018 e o banco de dados do CDT vem desde então armazenando as informações para que o produtor possa ter acesso às melhores opções de cultivares, tanto de milho quanto de soja. Em 2021 foram 33 materiais diferentes de milho e 32 de soja, gerando um acervo de informações precisas e com mais garantia de produtividade.

A partir dos experimentos, os técnicos da SMAAI auxiliam os produtores na escolha e cultivo de sementes com mais rendimento e resistência, afirma o responsável pelo CDT Roy Rogeres. “Nesta etapa, estamos analisando o desempenho das variedades que foram plantadas esse ano. É um teste de produtividade, pós colheita com análise de produção por hectare e assim podemos auxiliar o produtor na escolha do cultivo das melhores sementes”.