Bolsonaro quer distância de Denarium

A baixa popularidade do governador Antônio Denarium (PP) transformou a agenda oficial do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) em um fiasco

Todas as agendas do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) possuem uma característica em comum: o forte apelo popular. Ainda que ele não seja unanimidade entre a população brasileira, Bolsonaro tem poder de articulação e por onde anda, consegue arrastar multidões. Menos em Roraima. O mais estranho disso, é que no Estado a votação de Bolsonaro foi expressiva e o presidente possui muitos apoiadores locais. O que deu errado então?

O erro foi andar ao lado do governador Antonio Denarium (PP). Apesar de investir em uma pré-campanha pesada, usando os programas assistenciais do Governo, a popularidade de Denarium anda em baixa. Prova disso, é que o governador foi vaiado, assim como os três senadores de Roraima. O chefe do Executivo Estadual também não conseguiu mobilizar o público para o evento com o presidente. Entretanto, Bolsonaro esperava uma recepção calorosa, com grande presença de público. Mas, não foi isso que encontrou. Assim, Denarium fez Jair Bolsonaro vir para Roraima passar vergonha. Dessa forma, o presidente deixa Roraima com uma certeza: quando voltar, vai andar sozinho.

Puxão de Orelha

Durante a solenidade de inauguração da Usina Jaguatirica II, o presidente Jair Bolsonaro deu um verdadeiro puxão de orelha no governador Antonio Denarium e na bancada federal de Roraima. Quem estava nos bastidores, viu a cena e descreveu como vergonhosa. Bolsonaro reclamou muito sobre a falta de público no evento. Ele foi recebido por cerca de 300 pessoas e a maioria era servidor estadual. Nas palavras do presidente, “não tinha ninguém”. Bolsonaro enfatizou ainda que o público, em sua maioria, era servidor do Estado, gente que “só bateu palmas quando Denarium falou que antecipou o pagamento do salário”. O presidente queria ouvir o povo e não os puxa-sacos dos parlamentares de Roraima ou do governador.

Discórdia

O deputado federal Hiran Gonçalves (PP), que se lançou pré-candidato ao Senado Federal, causou discórdia entre os senadores e deputados federais de Roraima. Passando a frente de todo mundo, ele forçou a barra para ser o único parlamentar com direito a fala durante a inauguração da Usina. Isso deixou seus colegas bem chateados, incluindo os atuais senadores Mecias de Jesus (Republicanos) , bem como Telmário Mota (Pros). Por outro lado, quem também não teria gostado nada do protagonismo repentino de Hiran é seu colega da Câmara Federal, Jhonatan de Jesus (Republicanos). Todos queriam pegar carona no evento e na popularidade de Bolsonaro. Mas, Hiran passou a perna nos colegas. E depois, no Centro Cívico, foi vaiado. Quem será que organizou a vaia?

Baixinho

A tensão entre os políticos de Roraima que tentaram de tudo para aparecer junto ao presidente durante a inauguração da Usina Jaguatirica II teve um alívio cômico. Na solenidade, o presidente Jair Bolsonaro pediu que todos da bancada parlamentar de Roraima ficassem de pé e neste momento, fez uma das suas tiradas pitorescas. Olhou para o senador Mecias de Jesus que estava próximo, e disparou: “Você já está de pé”. O riso foi geral. Mas, Mecias não curtiu muito a brincadeira. Ele poderia ter ficado sem ouvir essa.

Escanteado

Enquanto Mecias foi motivo de piada, os outros dois senadores são motivo de vergonha. O Cerimonial do presidente fez questão de posicionar Telmário Mota (Pros) e Chico Rodrigues (DEM) bem distante do presidente. Dessa maneira, eles ficaram na chamada turma do fundão. Assim, Bolsonaro garantiu que os dois não tivessem destaque e nem aparecessem nas fotos da inauguração. Pelo visto, Telmário e Chico não têm covid, mas estão contagiosos.

Fiasco

Não satisfeito em fazer um fiasco na recepção ao presidente, Denarium ainda convenceu Bolsonaro e sua comitiva a estender sua permanência no Estado, prometendo uma grande mobilização de apoiadores no Centro Cívico. Não deu certo de novo e, mais uma vez, o presidente manifestou insatisfação com o governador. Antes do evento, Denarium até tentou mobilizar os servidores estaduais, enviando uma mensagem de áudio, gravada por ele mesmo, onde convocava os funcionários. Mas o fiasco se repetiu. Pessoas próximas ao presidente contaram que ele já decidiu não estar junto de Denarium no próximo ano.

Revolta

Além de desagradar o presidente e a sua comitiva, Denarium também causou revolta aos bolsonaristas de Roraima. Os apoiadores do capitão afirmam que Denarium fez o presidente passar vergonha. Denarium quis usar o prestígio (que não tem) para mobilizar a população, quando deveria deixar o protagonismo para o presidente Bolsonaro. Ou seja, Denarium não tem mais a carona da popularidade do presidente. Isso ficou muito claro.

Perguntinhas:

– Será que Denarium ainda vai tentar pegar carona na popularidade do presidente?

– Onde está Telmário Mota que ficou escanteado na inauguração da Usina e ainda levou uma vaia no Centro Cívico?

– Chico Rodrigues achava mesmo que sairia sem ouvir vaias da população? Será que ele ouviu o apelido “Chico Cueca” que ganhou do público presente?

Informações: Roraima em Tempo