Bolsonaro cumpre agenda em Roraima nesta terça-feira

Presidente visitaria Pacaraima para averiguar a questão da imigração, mas desmarcou o compromisso - Foto: Agência Brasil

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) virá ao estado nesta terça-feira (26). Bolsonaro esteve em Roraima no dia 29 de setembro para inaugurar a Usina Termelétrica Jaguatirica II, que gera energia a gás.

Na visita, ele afirmou que voltaria para visitar Pacaraima, região Norte, para verificar a situação da crise migratória.

Além disso, ele contou que iria “passar algumas horas conversando com os venezuelanos que têm fugido da fome e da miséria e da ditadura imposta por Chaves e Maduro”.

No entanto, de acordo com a Operação Acolhida, o presidente cancelou a visita ao município. Bolsonaro deve visitar um dos abrigos para imigrantes em Boa Vista. Ele também deve realizar um sobrevoo na região da cachoeira do Tamanduá.

Depois o presidente segue para almoço no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS) e, em seguida, realizará visita a um dos abrigos para imigrantes da Operação Acolhida. A agenda encerra com um culto na Assembleia de Deus.

Venezuelanos desabrigados

Desde a reabertura da fronteira com a Venezuela, o aumento da população de rua venezuelana se tornou um dos maiores problemas em Pacaraima.

Dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), divulgados no último mês, mostram que a tendência de crescimento de pessoas sem um teto para morar tem se mantido na região.

Conforme os dados, em agosto deste ano eram 4.015 estrangeiros desabrigados. Contudo, esse número saltou para 4.225 no mês de setembro. Ou seja, um aumento de 5,2%.

Abrigo emergencial

Às vésperas da visita de Bolsonaro a Roraima, a Operação Acolhida inaugurou, nesta segunda-feira (25), uma nova estrutura para abrigar até 700 venezuelanos em um dormitório emergencial.

Segundo a Acolhida, as tratativas para abrir a estrutura eram feitas desde o mês de setembro. A instalação, no entanto, é temporária. Contudo, não há previsão para quando será desfeita.

Informações: Roraima em Tempo