Bolo das famosas castanhas do Pará

A castanha do Pará é além de ser muito gostosa é famosa por ser ricos em selênio. Agora imagine ser feito um bolo com as famosas castanhas!! A receita é uma delícia e muito fácil de fazer. A calda que você utilizar na sobremesa pode ser usada também em bolo branco simples ou em bolo de maçãs. Confira a receita:

Ingredientes

250 ml de água
150 açúcar
1 limão (suco)
1 pau de canela
250 a 300 gramas de castanhas do Pará
1 ¼ copos de farinha de trigo (180 gramas)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela em pó
100 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente
¾ copo de açúcar (150 gramas)
5 gemas de ovos
5 claras
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de preparo

Numa panela pequena, ponha a água, o açúcar, o pau de canela e o suco do limão. Leve ao fogo médio e deixe fervilhar por 8 a 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar com o pau de canela dentro. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma assadeira de 20 x 28 cm com papel manteiga. Unte de manteiga e polvilhe de farinha; reserve.

Ponha as castanhas do Para na vasilha do processador e processe usando o botão do ‘pulse’. As castanhas podem virar manteiga rápido, portanto fique de olho. Ponha as castanhas trituradas numa vasilha grande e junte a farinha de trigo, o fermento e a canela em pó. Misture tudo com uma espátula. Reserve.

Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga e o açúcar. Bata com a pá até formar um creme mais claro e leve. Adicione então as gemas, uma por uma, batendo bem entre cada uma. Pare a batedeira e adiciona as farinhas com uma espátula misturando somente até não haver mais traças das farinhas. Reserve. Em outra vasilha, bata as claras em neve. Sempre tome cuidado para não bater demais e ressecar as claras! Adicione-as ao creme de castanhas do Pará, usando uma espátula e o mais rapidamente possível para não perder volume. Para isso, faça movimentos de baixo para cima com a espátula, rapidamente.

Entorne a massa na assadeira preparada e leve ao forno Pré-aquecido (isso é muito importante!) por 35 a 45 minutos. O bolo deve estar dourado e a faca deve sair seca do centro do bolo. Retire do forno, espere 5 minutos e fure todo o bolo com uma faca ou palito. Bem devagar, despeje a calda de canela por toda a superficial do bolo. Deixe esfriar totalmente antes desenformar e partir o bolo. Use uma peneira para polvilhar de açúcar de confeiteiro.

Tags

Veja também

Top