16 anos do Coral ArtCanto: Recital abre as comemorações do aniversário de Boa Vista

Para celebrar o aniversário de 127 anos de Boa Vista e comemorar os 16 anos do Coral ArtCanto, a prefeitura promoveu nesta sexta-feira (07), o recital Ritmos Em Festa, no qual o o projeto social foi o grande protagonista. O evento ocorreu na Igreja Catedral Cristo Redentor e reuniu familiares, amigos e convidados que prestigiaram um momento importante para os integrantes e para a história de Boa Vista.
 
Com um repertório eclético, o ArtCanto brindou o público com uma homenagem a Boa Vista, com execução do hino da cidade e ainda com as músicas: Roraima, o Brasil começa aqui (Marcelo Guimarães), Canto das Pedras (Zeca Preto, Neuber Uchôa) e Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos/Marcelo Minal). O momento contou ainda com canções da MPB e músicas sacras.
 

16 anos do Coral ArtCanto: Recital abre as comemorações do aniversário de Boa Vista. | Foto: Eduardo Andrade


 
A prefeita Teresa Surita destacou que Coral ArtCanto nasceu da ideia de criar um projeto para despertar nas crianças e adolescentes o interesse pelo canto, utilizando a música como instrumento de socialização.
 
“Tenho um carinho especial pelo Coral ArtCanto, que completa 16 anos de história. Na prefeitura, o trabalho social é feito com muita seriedade, compromisso e respeito. É gratificante saber que, ao longo desses anos, mudamos para melhor a realidade de famílias e demos oportunidades a crianças e adolescentes”, disse a prefeita que prestigiou o evento.
 

Recital abre as comemorações do aniversário de Boa Vista. | Foto: Eduardo Andrade


 
“Esse é o resultado de um trabalho que fizemos com muito carinho, desde a preparação dos integrantes à escolha do repertório. Incluímos vários etilos, passando pelo cancioneiro do norte ao sacro. Queríamos que as pessoas tivessem o privilégio de ouvir o ArtCanto e ver o que o projeto pode oferecer para a sociedade”, explicou o regente do coral, Manassés Aguiar.
 
Liliana Marco, mãe de uma das integrantes do coral não escondeu a emoção de pela primeira vez ver a filha Lara, que há um ano participa do projeto, se apresentar. “Foi emocionante. Nunca tinha tido a oportunidade de ver minha filha cantar porque eu trabalho durante o dia e estudo a noite e sempre uma correria, mas como estou de férias da escola deu tudo certo para que eu pudesse prestigiar a apresentação de hoje”, contou a mãe.
 
A integrante, Rafaela Alves, foi uma das solistas do coral. Para ela a noite foi de muitas alegrias e a apresentação do coral surpreendente. A nossa união fez a diferença e, fez com que tudo desse certo. Eu que amo música só tenho a agradecer ao esforço de cada um. Canto desde os cinco anos de idade e de lá para cá sigo cantando e isso tem me feito muito bem”, contou Rafaela.
 
Como tudo começou
O Projeto Infanto-Juvenil Artcanto criado em 2001 na gestão da prefeita Teresa Surita. Atualmente coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES). É uma atividade de proteção social básica, com cunho social e pedagógico, com o objetivo de ensinar e despertar nos jovens o interesse pelo canto-coral.
 
O trabalho busca ainda proporcionar atividades direcionadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e a convivência social. Atende 170 integrantes, que trabalham a musicalidade do erudito ao cancioneiro popular proporcionando a iniciação musical.O Projeto Artcanto disponibiliza também a bolsa incentivo, fardamento, lanche e transporte para todos os integrantes.
 
A música é um instrumento que contribui para a socialização dos jovens uma vez que estimula e desenvolve, entre outros atributos, o sentimento de cooperação, afetividade e respeito ao próximo, o Artcanto atende crianças e jovens de 7 a 17 anos de idade.
 

Veja também

Top