Pátio Roraima sedia projeto educacional de eficiência energética da Eletrobras

A Eletrobras Distribuição Roraima lançou em junho o projeto de eficiência energética “Energia Para Novos Tempos – Educar para Preservar o Meio Ambiente”, que visa disseminar entre alunos do Ensino Fundamental informações sobre como combater o desperdício de energia no Estado. Por conta do período de férias escolares, o projeto será exposto em um ambiente diferente da sala de aula: o lifestyle do Pátio Roraima (área dos restaurantes externa). Para execução, foi providenciada uma estrutura composta de uma unidade móvel e duas tendas. As atividades no shopping iniciaram na quarta (21) e seguem até quinta-feira (22), das 16h às 22h, e são abertas ao público.

 
Ao todo, são 112 escolas públicas e particulares de Roraima participando, uma somatória de mais de 50 mil crianças. A primeira etapa consistiu na capacitação dos professores: um curso com carga horária de doze horas, onde foi passado o programa metodológico para os docentes. Cada escola recebeu também o Kit de materiais da Metodologia Procel Educação.
Os estudantes devem aprender sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente e utilização inteligente das fontes de energia renováveis. De acordo com a gestora do projeto, Glacidalva Andrade, a cada seis meses um grupo de escolas vai desenvolver uma séria de atividades. “Com isso, serão escolhidos alunos, professores e prédios que mais conseguirem economizar energia ao final do trabalho. O projeto terá duração de dois anos”, explicou.
 
A unidade móvel, que será instalada no Pátio Roraima, é uma van com infraestrutura multifuncional, adaptada para atender estudantes de todas as idades. Já nas duas tendas serão expostas maquetes de equipamentos utilizados na geração de energia eólica, hidráulica e solar. Os visitantes irão conhecer toda a estrutura do projeto e receberão orientações sobre os equipamentos utilizados na geração de energia e dicas de economia.
Para a gerente de Marketing do shopping, o projeto será importante para que tanto os estudantes, quanto os clientes e colaboradores do shopping, aprendam mais sobre o abastecimento de energia elétrica de Roraima e economia em tempos de crise.
 
“Desperdício de energia não altera só o bolso do consumidor no final do mês, como também prejudica o nosso meio ambiente. As pessoas devem entender como isso acontece durante a execução do projeto”, disse Aline Aguiar.
 
LEI
O projeto segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, dentro do tema transversal Meio Ambiente e se sustenta nos princípios fundamentais da Educação Ambiental da Conferência Intergovernamental de Tbilisi (1977).
 
O que: Projeto “Energia Para Novos Tempos – Educar para Preservar o Meio Ambiente” da Eletrobras Distribuidora Roraima
Quando: Quarta e Quinta-feira, 19 e 20 de Julho
Onde: Lifestyle do Pátio Roraima Shopping
Que horas: Das 16h às 22h
Quanto: Gratuito
 

Veja também

Top