Grupo de idosos se prepara para correr na 9 de Julho

Grupo de idosos se prepara para correr na 9 de Julho. | Foto: Jackson Souza

Manter a qualidade de vida é essencial em qualquer idade. Na terceira idade, essa questão se torna ainda mais importante, pois é nessa fase que doenças crônicas como diabetes, hipertensão e a falta de disposição começam a complicar ainda mais a vida das pessoas idosas.

 
Na unidade básica do Buritis, um grupo com mais de 40 idosos de até 80 anos, composto em sua maioria por mulheres, fazem encontros 3 vezes por semana para praticar exercícios físicos e cuidar da saúde. O grupo já está se preparando para correr os 5 km da Corrida Internacional 9 de Julho. Eles contam com a orientação de um profissional de Educação Física.
 
O projeto foi uma iniciativa dos profissionais da unidade de saúde do Buritis e funciona há mais de dois anos, com atividades físicas três dias da semana. A turma recebe todo o apoio e estrutura da Prefeitura de Boa Vista, que oferece um profissional de educação física e materiais para os treinos. Todas as unidades básicas de saúde desenvolvem ações de acompanhamento à saúde do idoso.
 
”A maioria dos idosos é hipertensa ou diabética, pensando nisso, queremos fortalecer o projeto da academia em outras unidades, estimulando a prática de exercícios físicos, o convívio social, à promoção a saúde e o estimulo a hábitos de vida saudável para os idosos atendidos na rede municipal de saúde”, explica Josianne Maia, técnica de doenças e agravos não transmissíveis, da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Dona Maria Idelfranca Cavalcante de 59 anos, que tem três filhos e cinco netos, é participante ativa das atividades do grupo de idosos da unidade. É uma atleta nata e já participou de 35 corridas nos últimos três anos, com bons resultados.
 
“Estou bem animada, participando das atividades tanto aqui com o grupo como fora, em uma academia, para conseguir um bom êxito na corrida. Sempre gostei muito de fazer exercícios físicos e comecei com corridas de rua, a primeira vitória foi na Corrida da Polícia Civil, coleciono vários troféus e medalhas. Gosto muito de participar das atividades aqui no posto, isso faz bem pra nossa saúde e melhora muito a nossa disposição e autoestima” conta.
 
As agentes comunitárias de saúde, Suzy Helen Viana e Janete Fonseca acompanham o grupo desde a implantação. O grupo era pequeno, com mais ou menos 10 idosos, com o tempo novos membros foram se chegando e o grupo cresceu.
 
“São muito animados, eles mesmos convidam outros idosos para participarem das atividades. Fora as atividades físicas, visitamos os colegas que não podem vir e estão doentes, e agora vamos participar da 9 de Julho e fazer um bonito arraial com uma linda quadrilha junina, aqui na unidade de saúde”, disse Janete.
 
Foto: Jackson Souza

Veja também

Top