CPCOM Centro de Prevenção de Cancer já fez mais de 40 mil atendimentos especializados em Boa Vista

Desde que foi implantado em Boa Vista, o Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama – Silvana Helena Souza Gomes (CPCOM) tem atuado continuamente no combate ao câncer de útero e mama e na promoção da saúde da mulher na capital. Em dois anos, a unidade já fez mais de 40 mil atendimentos, reflexo da gestão eficiente e sensível da prefeita Teresa Surita às necessidades da população.

Quando foi implantado, em 2016, o centro oferecia os serviços de ginecologia, mastologia, fisioterapia, cardiologia, eletrocardiograma, ultrassom obstétrica e ginecológica. Hoje além de ter recebido novos equipamentos de ultrassom e duas bicicletas ergométricas, o leque de serviços foi ampliado com a inclusão especialistas médicos dermatologista, infectologista e fonoaudiólogo.

Segundo a prefeita Teresa Surita, o centro era um sonho antigo que hoje é uma realidade na vida não apenas de mulheres. Isso porque o CPCOM também atende homens e crianças com os serviços de fisioterapia, dermatologia, mastologia, cardiologia e fonoaudiologia. O atendimento é feito mediante encaminhamento das unidades básica de saúde.

“O tratamento do câncer de mama e útero ainda é um dos entraves em nosso estado. Quando pensamos no CPCOM pensamos na luta de centenas de mulheres, na corrida ao tratamento. Hoje, o centro consegue tratar as lesões primárias do útero e ainda atender homens e crianças em diversas especialidades. Foi um grande ganho para nossa população”, disse.

Somente em 2017 foram feitos 12.547 diagnósticos de exames preventivos. E nesse ano, até outubro, foram 9.621. O tipo de atendimento mais procurado é o de ginecologia e ultrassom. A diretora do Departamento de Políticas de Atenção Especializada, Chirt de Souza Peixoto afirma que a saúde na rede avançou muito com a unidade.

“É uma unidade especializada que veio por conta de uma demanda da população e hoje conseguimos atender um número grande de pessoas e com qualidade. E isso graças às parcerias e o empenho da prefeita Teresa Surita”, afirmou a diretora.

Contraceptivo – Entre os novos serviços, o CPCOM oferece desde o início deste ano, a inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino) de cobre. Para ter acesso a esse método contraceptivo, as pacientes devem ser encaminhadas pelas unidades básicas de saúde, já com todos os exames necessários.

Endereço – O Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama – Silvana Helena Souza Gomes (CPCOM) está localizado na Av. Olímpica, 219, bairro Jardim Tropical.

Fonte:SEMUC