Prefeitura de Boa Vista lança Zona Azul

O sistema Zona Azul funcionará em fase de testes por 30 dias, de 15 de janeiro a 14 de fevereiro, sem cobranças e multas.
O sistema Zona Azul funcionará em fase de testes por 30 dias, de 15 de janeiro a 14 de fevereiro, sem cobranças e multas.

O trânsito na área central de Boa Vista é muito exigido, os comércios são muito procurados e a dificuldade de encontrar vagas é grande. Diante disso, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, atendendo aos anseios dos próprios comerciantes, anunciou nesta quarta-feira, 9, a implantação do Sistema Digital de Operação da Zona Azul em 12 ruas e avenidas da capital.

O Sistema chegou para organizar e democratizar os estacionamentos públicos no Centro da cidade e ajudar a desenvolver o comércio. Inicialmente, será implantado na área Central de Boa Vista e começará a funcionar a partir do dia 15 de janeiro, e até 14 de fevereiro como fase de testes.

A novidade já colocou Boa Vista com a primeira cidade da América Latina a ter parquímetro 100% digital com tela touchscreen e algumas funcionalidades, como por exemplo, a possibilidade de se comprar créditos para celular através do equipamento. Após estudos técnicos e muito planejamento, a Zona Azul passa a ser uma realidade em Boa Vista.

Para efetuar o pagamento, o condutor poderá fazer de três maneiras: pelos parquímetros, pelo aplicativo do celular ou pontos de vendas, que serão os próprios lojistas que fizerem os cadastros. O sistema é totalmente moderno e não é necessário deixar os recibos nos para-brisas dos veículos, como acontece nas zonas azuis de outros estados.

“Estou cumprindo uma promessa de campanha e um pedido dos comerciantes. É um sistema super moderno, já foi testado em outros lugares do Brasil. E o mais importante é que estudos afirmam que onde há zona azul, o comércio aumenta as vendas de 15 a 20%. Isso porque existe a oportunidade de todos estacionarem, facilitando o acesso maior às lojas, coisa que não existe hoje”, disse a prefeita Teresa.

A Zona Azul disponibilizará 1.600 vagas em 12 ruas e avenidas do Centro. São elas: Avenida Jaime Brasil; Avenida Getúlio Vargas; Avenida Sebastião Diniz; Rua Bento Brasil; Rua Floriano Peixoto; Avenida Benjamin Constant; Rua Nossa Senhora do Carmo; Rua Coronel Pinto; Rua João Pereira de Melo; Avenida Sílvio Botelho; Rua Inácio Magalhães e Rua José Magalhães.

Quem está satisfeito é o comerciante Raimundo Vasconcelos, 53, que atua há 30 anos na região da Sebastião Diniz. Segundo ele, quem vai sair ganhando são os empresários e os clientes pela facilidade de estacionar e fazer compras sem dificuldades.

“A prefeita está de parabéns, em atender uma reivindicação dos comerciantes locais. Porque os clientes são os mais prejudicados, muitos declaram que não vão ao centro porque nunca tem vagas. Para estacionar é uma luta. Passamos essa dificuldade a prefeita, e prontamente ela tornou essa zona azul uma realidade. Toda cidade grande tem porque Boa Vista não vai ter?”, declarou.

Como vai funcionar? – Os espaços estão delimitados como Zona Azul (máximo 3 horas); Zona Amarela (mínimo 1 hora) e a Zona Branca (tolerância de 15 minutos). Os motoristas terão três opções para pagamento: através do Parquímetro instalado no local, pelo aplicativo de celular (Pare Azul Boa Vista), ou diretamente com o Comerciante nos pontos de venda.

Os valores serão por hora, R$ 2 para carro e R$ 1 para moto. Estarão à disposição dos condutores, 32 monitores em todas as áreas para auxiliar, tirar dúvidas, fiscalizar, etc. Foi feita uma parceira com empresários; aqueles que se cadastrarem como ponto de vendas, receberão 5% do valor arrecadado por eles. A concessão foi feita junto a empresa Consórcio Brasmoove, por 15 anos, que atua no Brasil inteiro.