Alunos participam de programações ecológicas em Roraima

Eventos ocorrem a partir desta quarta-feira (5), dia em que se celebra a data
Eventos ocorrem a partir desta quarta-feira (5), dia em que se celebra a data

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta (5), alunos de escolas da capital, do Estado e Institutos Federais participam de uma programação ecológica em Roraima.

Os estudantes do município participam de palestras educativas no Bosque dos Papagaios, bairro Paraviana, a partir das 8h desta quarta. Também ocorrerá uma trilha ecológica no local. A ação ocorre em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae-RR).

OUTRAS ATIVIDADES

As unidades de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que protegem grande parte deste patrimônio natural, organizaram também diversos eventos para comemorar a data.

São atividades de educação ambiental, passeios ecológicos, contação de estórias, passeios ciclísticos, plantio de espécies nativas, palestras em escolas, reuniões, exposições, oficinas sobre a proteção da rica biodiversidade brasileira, entre outras atividades.

O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) em Roraima terá eventos nas estações ecológicas de Caracaraí, de Maracá e Niquiá; florestas nacionais de Anauá e do Estado; parques nacionais do Monte Roraima, do Viruá e Serra da Mocidade.

Nesta quarta-feira, ocorrem atividades de educação ambiental na Universidade Estadual de Roraima com estudantes dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, no município de Rorainópolis.

Também participam as Escolas Municipal Criança Feliz e Estadual Presidente Castelo Branco com estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, no município de Caracaraí.

Na quinta-feira (6), o Instituto Federal de Roraima realiza o evento com estudantes dos cursos Técnico em Aquicultura, Técnico em Agropecuária e Superior de Tecnologia em Aquicultura, no município de Amajari.

A programação segue na sexta-feira (7) com atividades nas escolas estaduais Nova Esperança e Militarizada Sadoc Pereira, nos municípios de Mucajai e Alto Alegre.

SOBRE A DATA

Desde o começo deste semana comemora-se a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrando o Dia Mundial, instituído pela Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972.

A data foi instituída durante a conferência de Estocolmo, na Suécia. A semana, que foi criada por decreto em 27 de maio de 1981. O intuito é chamar atenção para a conscientização do meio ambiente, uma oportunidade de discutir as ações para  preservar o gigantesco patrimônio natural do Brasil.

Informações: Roraima em Tempo