Reduz em 17% o índice de homicídios em Roraima

Em 2018 ocorreram 133 homicídios, feminicídios e latrocínios, enquanto neste ano foram 110 (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
Em 2018 ocorreram 133 homicídios, feminicídios e latrocínios, enquanto neste ano foram 110 (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Dados do relatório estatístico da PMRR (Polícia Militar de Roraima) mostram que de janeiro a junho de 2018 em comparação com o mesmo período deste ano, houve redução de 17% o número mortes classificadas como homicídio, feminicídio e latrocínio por número de vítimas.

Em 2018 ocorreram 133 mortes destas naturezas, enquanto neste ano foram 110. O comandante da Polícia Militar, coronel Elias Santana, atribui a diminuição dos números de mortes à intervenção penitenciária no Sistema Prisional de Roraima bem como ao policiamento ostensivo na Capital, local onde a incidência de crimes é maior.

“A intervenção no sistema prisional é um fator que contribuiu que para que tivéssemos uma incidência menor de homicídios. Além disso, o policiamento ostensivo se tornou mais eficiente e estamos atuando exatamente naquelas áreas que consideramos zonas vermelhas, onde tem incidência criminal maior”, afirmou.

Conforme dados do relatório, desses casos de 2018, 124 foram homicídio, oito latrocínios e um feminicídio em todo o Estado. Em 2019, 100 foram homicídios, sete latrocínios e três feminicídios em Roraima.

Das 133 mortes que ocorreram no Estado em 2018, 84 foram em Boa Vista, divididos por 43 homicídios, 34 cadáveres encontrados com indício de crime e sete latrocínios.

No ano seguinte, a maior taxa também se concentrou na Capital, onde ocorreram 79 mortes. Desses, 39 são homicídios, 31 cadáveres encontrados com indício de crime, dois feminicídios e sete latrocínios.

Mucajaí e Rorainópolis contabilizaram cada um 11 crimes destas naturezas, de janeiro a junho dos dois anos. O municípios com menor índice de mortes criminosas são Normandia, com um homicídio em 2019 e Uiramutã também com um homicídio no mesmo ano.

Os dados do Interior foram extraídos somente dos ROPs (Relatórios de Ocorrências Policiais) por não existir um sistema de captação e registro de chamadas 190 que atenda aos municípios.

Anel Viário é o local onde ocorrem mais mortes

Já os dados da capital foram extraídos da plataforma de chamadas e registros emergenciais nominados Ciops CAD, do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), que atende o município de Boa Vista, e dados constantes de ROPs.

O sistema Ciops CAD possibilita analisar, com o uso de ferramentas tecnológicas de análise criminal e georreferenciamento, as áreas com maior e menor percentual de criminalidade em Boa Vista. No primeiro semestre de 2018 e 2019, os bairros da área Leste e Oeste em que mais ocorreram mortes foram: Cidade Satélite (8), Bela Vista (9), Hélio Campos (9) e São Bento (9).

Em locais diversos como Anel Viário, balneários, trechos de zona Rural e em unidades prisionais foram registradas 38 mortes com indícios de crime, sendo o primeiro local (Anel Viário) com maior índice: 15 casos.

Informações: Folha de Boa Vista