Blue Run 21k – Corrida de rua passa pelos principais cartões postais de Boa Vista

Cerca de 150 atletas saíram em direção a um percurso de 21 km, passando por ruas e avenidas e pelo Centro Histórico de Boa Vista (Foto: Igorh Martins)
Cerca de 150 atletas saíram em direção a um percurso de 21 km, passando por ruas e avenidas e pelo Centro Histórico de Boa Vista (Foto: Igorh Martins)

O relógio marcava pouco mais de 5h da manhã deste domingo, 3, quando foi dada largada para segunda edição da corrida de rua Blue Run 21 K. Cerca de 150 atletas saíram em direção a um percurso de 21 km, com início e chegada no Parque Anauá, passando por ruas e avenidas e pelo Centro Histórico de Boa Vista, como Praça do Centro Cívico, Orla Taumanan, Praça Barreto Leite e a Igreja Matriz.

O evento é promovido pelo Grupo de Corredores Pé no Asfalto e reuniu diversos grupos da cidade. Pelo segundo ano consecutivo o atleta Aelson Gomes, de 28 anos, consegue uma das primeiras colocações na corrida. Ano passado ele ficou em segundo lugar e este ano conquistou a medalha e troféu de 1º lugar. Segundo ele, usou uma estratégia que deu certo, onde ocupava a segunda posição e na metade do percurso virou o jogo e venceu com o tempo de 1h21m.

“Na verdade, eu já estava com a estratégia de tentar aumentar na segunda parte do percurso, então resolvi sair um pouco mais fraco e aquecer durante o percurso e dar o gás final. Graças a Deus deu tudo certo. É difícil ter uma meia maratona no estado, ainda mais aqui na cidade, espero que esse evento continue nos próximos anos e vá melhorando cada vez mais”, declarou.

Participar de uma corrida longa como esta exige uma preparação física e muita disposição. A atleta do Grupo Super Ação, Lucimara Simplício, 39 anos, se preparou para este dia e declarou que achou interessante a ideia inovadora de passar pelos pontos turísticos de Boa Vista, em especial, onde a história da cidade começou.

“A gente vem se preparando ao longo do tempo, e como já disputamos diversas corridas, esta é uma das especiais, porque dificilmente em Roraima tem esse tipo de corrida. Para maioria dos atletas é desafiante correr 21k. Um dos pontos importantes e inovadores da organização, foi fazer com que nós atletas passemos por todos os pontos históricos de Boa Vista. Isso foi uma inovação, que na minha concepção foi um marco, porque além da gente correr e se esforçar vai olhar as belezas do estado de Roraima”, declarou.

Centro Histórico de Boa Vista

Passar por esses locais é como uma viagem ao tempo em que a cidade concentrava sua população a beira do leito do rio Branco. 129 anos depois, o local se mantém conservado e preservado pelas gestões municipais. O Centro possui os principais pontos como as praças do Centro Cívico (Coreto e Monumento aos Garimpeiros) e Barreto Leite, Orla Taumanan, Monumento aos Pioneiros e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.