Roraima recebe mais de R$ 8,6 milhões para aquisição de equipamentos de saúde

Recursos devem ser utilizados para a compra de equipamentos e materiais permanentes - Edinaldo Morais
Recursos devem ser utilizados para a compra de equipamentos e materiais permanentes – Edinaldo Morais

O Ministério da Saúde disponibilizará para Roraima mais de R$ 8,6 milhões para compra de equipamentos e materiais permanentes para unidades de saúde. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (11).

O montante é oriundo de emendas parlamentares e será pago em parcela única. O valor será encaminhado para o Fundo Estadual de Saúde de Roraima. “Os recursos desta portaria serão organizados e transferidos na forma de Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde”, cita trecho do texto.

A prestação de contas sobre a aplicação dos recursos será realizada por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG).

SAÚDE

Em maio, o governo de Roraima prorrogou por mais 90 dias o decreto de calamidade na saúde. A medida foi motivada pela crise financeira e o aumento de venezuelanos nos hospitais, intensificado, à época, pelos conflitos entre civis e militares na Venezuela.

O caos na área da saúde foi enfatizado em novembro do ano passado, quando o Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) suspendeu as cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Meses depois, a volta dos procedimentos foi determinada em decisão judicial.

Entretanto, o CRM continua a denunciar a falta de insumos básicos e medicamento dentro das unidades de saúde.

Informações: Roraima em Tempo