Agricultura – Prefeitura define ações do PMDA para o ano 2020

A Prefeitura de Boa Vista já se prepara para iniciar os trabalhos do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) junto aos agricultores familiares do município. As atividades devem começar ainda nesta semana e a primeira reunião para decidir ações desde ano já aconteceu.

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) já fez a primeira reunião de planejamento das atividades do ano. O objetivo é a organização do plano de atuação operacional, que inclui roteiro de atendimento aos agricultores, cronograma de utilização de maquinário e implementos, assim como a entrega de insumos, aplicação e mecanização de novas áreas.

“O planejamento é sempre bom, pois na hora de executar, as atividades têm o maior aproveitamento dos recursos, otimizando o tempo. Além disso, esse ganho de tempo facilita bastante, devido nós termos uma janela de plantio. E quanto mais rápido pudermos iniciar as atividades, melhor poderemos atender nossos agricultores de forma satisfatória”, destacou o diretor técnico da SMAAI, Fábio Guths.

PMDA – Desde 2017, quando o plano foi criado, mais de 100 famílias já foram habilitadas para atuarem na produção e no preparo da terra para a próxima safra. O resultado são diversos polos de produção levantados voltados a culturas como batata doce, melancia, melão, grãos como soja, milho, feijão e também tomate e macaxeira, que já existem e estão produzindo.

Na primeira fase do plano, que envolve o pacote de preparo de solo, os agricultores recebem os insumos e toda a assistência técnica necessária para a correção do solo, sendo que esse investimento retorna 100% para as cooperativas ou associações, parceiras do PMDA.

Em contrapartida, se fortalecem aumentando número de associados e reinvestindo esses valores na ampliação e melhoria ou na abertura de área para outros produtores. Esse processo torna estas entidades autossustentáveis e os agricultores mais fortes e independentes.