Prefeitura fiscaliza e orienta passageiros e motoristas do transporte coletivo de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), orienta os passageiros e motoristas de ônibus e táxi-lotação sobre a prevenção ao novo coronavírus. As ações acontecem todos os dias nos terminais de ônibus José Campanha Wanderley e Luiz Canuto Chaves, no Centro da cidade.

Os dois terminais receberam pinturas no piso para indicar a distância mínima entre os passageiros na fila de embarque. Durante a ação, agentes de fiscalização da Emhur utilizam instrumentos sonoros (megafones) para pedir que todos respeitem a marcação de distanciamento, utilizem máscaras de proteção facial e façam higienização das mãos constantemente. E para reforçar as orientações, distribuem folhetos explicativos aos passageiros e motoristas.

Segundo Angélica Leite, presidente da Emhur, os trabalhos fazem parte das ações da prefeitura no combate à pandemia. E que a orientação a passageiros e motoristas deve continuar enquanto for preciso.

“A proposta desta ação é complementar as outras diversas que a prefeitura tem realizado, é orientar as pessoas a manter a distância segura na hora do embarque, tanto no ônibus como no táxi-lotação. Além de assegurar aos usuários que os ônibus não vai dar partida sem que haja o embarque de todos os passageiros. Enquanto for necessário, estaremos na linha de frente para orientar a população e fiscalizar o serviço de transporte”, garantiu Angélica Leite.

Além de sinalizar o piso para marcar a distância a ser respeitada, desde o dia 5 deste mês, todos os ônibus e táxis-lotação estão com adesivos para lembrar o uso obrigatório de máscara dentro dos veículos.

O senhor Diógenes Martins, de 73 anos, foi um dos passageiros que receberam as orientações. Para ele, ações de orientação e conscientização das pessoas são importantes. “Gostei muito, pois o problema é sério, é perigoso e as pessoas têm que entender isto. Gostei da atitude, todo mundo têm que saber a importância de se prevenir. Saber e obedecer as orientações, como eu estou fazendo, falta de informação não é desculpa”, disse.