Influenza – Prefeitura continua vacinação em postos de saúde e sistema drive-thru até dia 30

A campanha de vacinação contra a gripe encerra-se no próximo dia 30 e até o momento o município de Boa Vista registra uma cobertura vacinal de 62,09% dos grupos prioritários, com 46.869 doses aplicadas.

A cobertura é considerada baixa, principalmente, das crianças (27,90%), gestantes (40,46%) e puérperas (54,45%).

A meta da campanha é vacinar 90% do público-alvo. O único grupo que ultrapassou a meta foi o de idosos, com 129,33%. O de trabalhador de saúde está em 89,93%.

Além das unidades básicas de saúde, a prefeitura está realizando a vacinação em sistema drive-thru, para ampliar o acesso às doses da vacina e desafogar os postos de saúde nesse período de pandemia. Desde que começou a ação até o momento, foram vacinadas 1.515 pessoas dos grupos prioritários, nesse sistema.

Nesta semana, a vacinação em drive-thru vai ocorrer somente no Terminal Luiz Canuto Chaves, no Centro da cidade, pois esse foi o local com maior adesão dos grupos prioritários. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

A prefeitura faz um alerta a todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para que compareçam às unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina, exceto as oito unidades com atendimentos exclusivos para casos suspeitos e leves da covid-19.

“É importante que todos os grupos busquem as salas de vacina para se imunizar, utilizando a máscara e ao retornar a suas casas, lembrar de lavar bem as mãos e trocar as máscaras. Os pais devem levar as crianças para se vacinar, pois apenas 27% do grupo receberam a vacina”, destaca a diretora da Vigilância Epidemiológica de Boa Vista, Roberta Calandrini.