90% dos investimentos em drenagem atenderam bairros da zona Oeste

Desde 2013, a Prefeitura de Boa Vista construiu mais de 155 km de drenagem em 40 bairros da cidade. Desses 40 bairros, 36 deles estão localizados na zona Oeste ou são mais afastados do Centro. Ou seja, 90% dos investimentos em drenagem, que eliminaram 46 pontos críticos de alagamentos, foram em bairros que necessitavam de mais investimentos do poder público.

Entre os bairros que receberam os serviços estão: Senador Hélio Campos, Pintolândia, São Bento, Operário, Jóquei Clube, Jardim Tropical, Jardim Primavera, Silvio Botelho, Nova Cidade, Centenário, Cinturão Verde, Bela Vista, Dr. Airton Rocha (Conjunto Pérola), dentre outros.

É importante explicar que, apesar de todas essas obras, o acúmulo de água em dias de chuvas fortes ainda ocorre em alguns pontos da cidade. Isso porque um terreno plano, como é o de Boa Vista, dificulta a drenagem de grandes volumes de água.

Além disso, uma boa parte dos bairros surgiu em cima de lagos temporários. O professor doutor em Geografia da UFRR, Carlos Sander, tem um estudo sobre a situação do bairro Conjunto Cidadão, que é uma realidade de muitos outros da capital.

“Por serem áreas baixas e planas, com o início da estação úmida, estas áreas são alagadas com facilidade à medida que o fluxo de água ocupa parte de seus antigos leitos, causando danos materiais e à saúde dos munícipes aí residentes”, diz ele em seu estudo.

Mesmo com obras de drenagem, é possível que algumas áreas da cidade ainda acumulem água das chuvas por determinados períodos devido à localização geográfica.

Atualmente os bairros Cidade Satélite, Tancredo Neves, Bairro dos Estados e Paraviana estão recebendo obras que vão minimizar os transtornos durante o período de inverno. A obra de drenagem do Cidade Satélite vai eliminar o 47º ponto crítico de alagamento em Boa Vista, garantindo mais qualidade de vida a milhares de famílias.

A drenagem é uma das obras mais importantes para a infraestrutura de uma cidade. Facilita o escoamento da água das chuvas, diminuindo os transtornos para os moradores de diversas regiões durante o inverno. Com um sistema eficiente, a água, que antes acumulava por vários dias em frente às residências, hoje escoa em algumas horas.

Por conta desse investimento, as demandas relacionadas a alagamentos recebidas pela Central 156 vêm diminuindo nos últimos anos. No primeiro semestre de 2019, foram 542 pedidos de atendimento. No mesmo período de 2020, esse número caiu para 237. Uma redução de 56%.

A prefeitura construiu 155 km de drenagem na cidade e eliminou 46 pontos críticos de alagamento

Prefeitura já fechou valas em 50 ruas da cidade, 98% da zona Oeste

A Prefeitura de Boa Vista também já fechou 12 km de valas em 50 ruas e asfaltou 508 vias em toda a cidade.

“Sempre priorizamos um trabalho completo na infraestrutura de Boa Vista, desde a drenagem até o asfalto e atendendo, principalmente, os bairros mais afastados do Centro. Com isso, conseguimos eliminar muitos pontos críticos de alagamento. Ou seja, moradores que sofriam com a rua de sua casa alagada, hoje passam o período de chuvas com mais tranquilidade” disse a prefeita Teresa Surita.

Até o dia 31 de dezembro, muitas obras ainda vão acontecer em Boa Vista. A transformação que a capital passa desde 2013 é fruto da parceria da prefeitura com o ex-senador Romero Jucá, que viabilizou recursos federais para a execução dos serviços.

Veja os bairros que receberam drenagem desde 2013:

Bairros
13 de Setembro
Aeroporto/ Monte das Oliveiras
Aparecida
Asa Branca
Bela Vista
Buritis
Caçari
Caimbé
Calungá
Cambará
Caranã
Centenário
Centro
Cidade Satélite
Cinturão Verde
Dr. Airton Rocha (Conjunto Pérola)
Dr. Silvio Botelho
Equatorial
Jardim Floresta
Jardim Primevera
Jardim Tropical
Jóquei Clube
Laura Moreira (Conjunto Cidadão)
Mecejana
Nova Canaã
Nova Cidade
Operário
Olímpico
Paraviana
Pintolândia
Pricumã
Profª. Araceli Souto Maior
Raiar do Sol
Santa Luzia
Santa Tereza
São Bento
São Vicente
Senador Hélio Campos
Tancredo Neves
União