Abertura do comércio não impactou taxa de isolamento social em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista deu início a segunda etapa de reabertura do comércio nessa terça-feira, 4. O retorno das atividades econômicas, que vem ocorrendo desde o dia 20 de julho, com a primeira etapa, não influenciou na taxa de isolamento social em Roraima, que variou em média 2% nesse período.

O mapa brasileiro da covid-19, que monitora os índices de isolamento social, apontou que no dia 11 de julho, antes da reabertura do comércio em Boa Vista, a média de isolamento girava em torno de 40,6%, já no dia 20 de julho, o índice de isolamento registrado foi de 38,6%, uma variação de 2%

Quatro dias após a abertura, em 24 de julho, o índice de isolamento permaneceu na média de 38,7%. Nesta terça-feira, 4, quando aconteceu a segunda etapa da reabertura do comércio, o site divulgou uma média de 36,4 % na taxa de isolamento, uma variação de apenas 2,3%.

O site https://mapabrasileirodacovid.inloco.com.br/ foi desenvolvido para auxiliar no combate à pandemia da covid-19 ao acompanhar o coronavírus no Brasil. O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento. Existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.

Taxas de ocupação de UTI e de óbitos caíram

Desde o mês de março Boa Vista vive um período delicado por conta da pandemia do novo coronavírus. A capital chegou ao pico de disseminação da doença entre os meses de maio e junho. A partir de julho foi observada uma estabilização do número de casos, além de queda nos óbitos diários e aumento de leitos.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, Boa Vista está com a taxa de ocupação dos leitos de UTI em 58%, esse número já esteve acima de 70%. A capital também teve redução de 7% no número de óbitos e aumento de mais duas UTI’s no Hospital de Campanha.

Os dados mais estáveis em relação à pandemia permitiram a flexibilização do comércio. O monitoramento da covid-19 em Boa Vista continua e as próximas etapas dependem de como essas taxas se comportarão.