Clima acelerou florescimento de girassóis em campo experimental de Boa Vista

Fotos que coloriram as redes sociais nas últimas semanas e têm como cenário milhares de girassóis. O amarelo intenso é resultado do Campo Experimental da Secretaria Municipal de Agricultura. A plantação foi possível após estudos atestarem clima propício no estado para o florescimento.

O secretário Guilherme Adjuto disse que o campo aumentou o nível de produção na localidade, que fica na região Rural de Boa Vista, com incremento de milho, soja, sorgo e algodão, além dos grandes girassóis.

“A intenção é verificar quais os cultivares se adaptam melhor nas condições de Roraima e, ao final, saber quais são os mais produtivos. Até então, não tínhamos nenhuma informação sobre como o girassol se comportava aqui. Fizemos uma pequena parcela com grãos do Rio Grande do Sul e o resultado foi surpreendente”, declarou.

Segundo ele, a beleza da flor chamou a atenção de moradores, que verificaram de perto a produção. A secretaria informou que cerca de 20 carros vão ao campo diariamente para visitar a plantação.

“O interessante é que nas regiões mais baixas do país a plantação de girassóis é comum, mas demora entre 50 e 60 dias para ter todas as flores abertas. Aqui, levou entre 32 a 35 dias. Então, antecipou por conta das condições e surpreendeu“, explicou.

Guilherme lembrou que o Campo Experimental foi implementado em 2018, durante a Festa da Agricultura Familiar (Agrofest). Contudo, devido à pandemia de coronavírus, o evento não foi realizado neste ano. “Mas a prefeita Teresa Surita pediu para que não deixássemos de fazer as plantações por causa das informações geradas”, afirmou.

PRÓXIMOS PASSOS

No fim de setembro, a secretaria inicia a retirada dos materiais plantados para análise dos resultados. “Vamos fazer a medição de qual cultivar foi mais produtiva e qual dá mais sacas por hectares. Essa informação é muito importante para o pequeno, médio e grande produtor”, frisou.

O titular justificou que o tempo de vida dos girassóis é pequeno e as flores já tombaram, e entraram no período de maturação. “Infelizmente, agora, a tendência é da planta entrar em senescência, de começar a murchar, as pétalas caírem, e vai ser o estágio final até ser colhido”, detalhou.

Ainda de acordo com ele, o Plano Municipal de Agronegócio proporcionou uma “revolução” no setor agrícola em Boa Vista, principalmente no P.A Nova Amazônia, que concentra maior parte da produção.

“Tinha muita gente que não acreditava que no lavrado pudesse produzir algo, pois é considerado um solo pobre quimicamente. Então, ocorreu um êxodo rural e conseguimos mostrar que, aplicando a tecnologia certa, muita coisa dá certo”, garantiu.

Guilherme enfatizou que a produção de milho e soja resultam em milhares de sacas, assim como feijão, melão e até batata doce. Para ele, isso significa maior produção local, sem a necessidade de comprar de outras localidades do Brasil.

“As condições climáticas são muito boas. Tem mais de 12 horas de luz, o que possibilita as plantas fazerem boa reserva de açúcar e carboidratos, o que é fundamental para a qualidade. Com a quantidade de chuva e fontes de água durante o ano, Roraima tem plena aptidão agrícola”, encerrou.

Informações: Roraima em Tempo